Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Hóspedes da Casa de Apoio Recebe Visitas e Atenção Religiosa

Data do post: 22/08/2019 13:17:04 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO Visando dar mais atenção a acompanhantes e pacientes internados nos hospitais públicos, durante suas estadias, a Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani,  promove, com a colaboração de diversos parceiros voluntários, um cronograma diversificado de atividades. São palestras, contação de histórias, minicursos artesanais e atividades religiosas. 

Na tarde desta quarta-feira, 21, o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Messias Araújo, e coordenador Estadual da Pastoral do Idoso e diácono Valtrude Messias, visitaram a instituição. Durante a visita o diácono realizou uma oração e leu um versículo da Bíblia em apoio espiritual aos hóspedes.

A paciente Fábia Cristina Alves, 49, ficou hospedada na casa em 2013 para tratamento de um câncer. Agora está de volta para o acompanhamento médico. “O apoio religioso é muito importante porque é o que nos dá força para lutar e acreditar que é possível vencer a doença”, afirmou.

O gestor da Setas, falou da importância da religiosidade para os beneficiários da Casa de Apoio e dos esforços  que o Governo do Tocantins tem  feito para, com ajuda de  instituições parceiras, suprir as demandas da casa. “Com o apoio dos parceiros conseguimos instalar aparelhos de ar condicionados em todos os quartos”, afirmou. “Precisamos de mais parceiros que possam nos ajudar a levar adiante esse trabalho em favor da sociedade”, destacou o gestor.      

A paciente Anália Coelho Barros, 69, do município de Sandolândia, está em tratamento radiológico e ao final da oração pediu a palavra paras agradecer os cuidados recebidos na instituição. “Nós que fazemos tratamento com radioterapia, e que não podemos ficar expostos ao calor, recebemos uma benção com a instalação dos aparelhos de ar condicionado”, afirmou.

Casa de Apoio

É um núcleo de apoio a acompanhantes e pacientes internados nos hospitais públicos de Palmas, oferecido gratuitamente pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). A instituição atende diariamente entre 80 e 126 pessoas fornecendo as principais refeições e hospedagem. Somente de janeiro a julho deste ano, foram mais de 11 mil pessoas vindas do interior do Tocantins e até mesmo de outros estados.

Mais serviços

A Casa de Apoio tem também oferece uma brinquedoteca para o atendimento às crianças que ali se hospedam. E para fortalecer o bem-estar emocional dos hóspedes são promovidos serviços de orientação psicológica, pedagógica e de assistência social.

Casa de Apoio

A cerca de 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), a Casa de Apoio foi entregue à população em 18 de abril de 2006, e desde então já hospedou mais de 230 mil pessoas vindas dos 139 municípios tocantinenses e também de outros estados. Sua estrutura física é composta de mais de 100 leitos equipados com beliches, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho e área de convivência social e capela.

Fonte: Setas-TO