Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Cidadania e Justiça Apoia a Realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Data do post: 22/08/2019 13:38:47 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO Pensando conscientizar a população e fomentar debates acerca do direito de igualdade para a inclusão da pessoa com deficiência, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Diretoria de Direitos Humanos, está apoiando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) na realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento é realizado anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto e neste ano teve como tema “Família e Pessoa com Deficiência Protagonista na Implementação de Políticas Públicas”. 

O primeiro dia de programação aconteceu na Escola de Tempo Integral Vinicius de Moraes e contou com apresentação musical, realizada pelo coral Cora Coralina, e de dança, feita por alunos da Apae Palmas, além disso, o evento foi marcado pela palestra da professora Paola Regina Martins Bruno, que falou sobre a temática da semana. Os demais dias de evento serão marcados por ações diversificadas, entre elas, palestras, atividades recreativas, cinema, gincanas e apresentações culturais.

A gerente de Diversidade e Inclusão Social, Nayara Brandão, ressalta que a Seciju tem importante papel na conscientização da população acerca dos direitos garantidos para essa parcela da população. “A nossa gerência realiza um trabalho com as minorias, nesse sentido, é essencial nossa participação em ações como essa, com objetivo de conscientizar a população e discutir políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Esse é nosso primeiro ano participando, nossos servidores estão integrados prestando todo apoio necessário para a realização da programação”, afirmou.

A autodefensora da Federação das Apaes do Estado do Tocantins, Charline Zanini, acredita que as atividades propostas contribuem para que a comunidade conheça a realidade da pessoa com deficiência. “Esse evento auxilia a dar visibilidade ao trabalho da Apae, além de promover a integração entre as famílias, fazendo com que a comunidade conheça a realidade da pessoa com deficiência e a nossa capacidade de superação”, ressaltou.

Setas-TO Para a aluna da Apae, Jainara Santos Mota, que se apresentou no primeiro dia de programação, ações como essas auxiliam na integração da comunidade. “Já participei várias vezes desse evento e é muito bom poder me apresentar, a participação de todos é muito importante nesse tipo de ação”, contou. 

Programação

De acordo com a presidente da Apae de Palmas, Aparecida Guedes, a programação voltada a conscientização acerca dos direitos da pessoa com deficiência começou a ser realizada antes da sanção da Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que instituiu Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

“Nós já realizamos essa semana desde o início da Apae em Palmas, antes mesmo de ser instituída por lei, pois temos como principal objetivo chamar atenção da comunidade, principalmente da família dos nossos alunos. Durante esse período teremos uma programação diversa, levando os alunos para vários lugares da capital, além disso, receberemos os alunos da Apae de Miracema”, explicou.

Quinta-feira - 22/08 – Praia da Graciosa

Horário: 8h e 15h

- Atividades recreativas

- Cinema

Sexta-feira - 23/08 – Apae de Palmas

Horário: 8h e 15h

- PalestraReorganização neurológica e importância dos pais no tratamento dos filhos”

- Palestra “Autismo, educação e ensino estruturado”

Sábado - 24/08 – Shopping Capim Dourado

Horário: 9h

- Lanche no McDonald´s

Segunda-feira - 26/08 – Apae Palmas

Horário: 8h e 14h

- Cinema

- Gincana Folclórica

Terça-feira - 27/08 – Apae Palmas

Horário: 8h e 15h

- Escovação supervisionada realizada pelos alunos da odontologia da ULBRA

Quarta-feira - 28/08 – Cesamar

Horário: 16h

Atividades lúdicas conduzidas pelo Corpo de Bombeiros.

Fonte: Setas-TO