TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

1º Reunião Para Implantação do Conselho Estadual de Segurança Pública do Tocantins Aconteceu na Ultima Sexta-feira (23)

Data do post: 24/08/2019 20:09:13 - Visualizações: (393) Imprimir

Camilla Negre/Governo do Tocantins A implantação do Conselho Estadual de Segurança Pública é mais uma ação do Plano Estadual de Segurança e Defesa Social (PESSE).

Formado por integrantes representativos de entidades estatais e da sociedade civil, o Conselho Estadual de Segurança Pública (CONSESP) órgão que criado para propor diretrizes para as políticas públicas de segurança e defesa social, com vistas à prevenção da violência e repressão qualificada da criminalidade, iniciou os trabalhos nesta sexta, 23.  Na ocasião foram apresentadas as competências e composição do CONESP/TO, Elaboração de Regimento Interno e Edital de Seleção dos demais conselheiros, a definição de Vice-Presidência e Secretaria-Executiva e a Assinatura do Termo de Posse dos Conselheiros indicados.

Competências

O Conselho possui funções consultivas e fiscalizadoras em matéria de segurança pública, encarregando-se de acompanhar a execução da Política Estadual de Segurança Pública. Acompanhar ainda as condições de trabalho, a valorização e o respeito pela integridade física e moral dos agentes de segurança pública e de defesa social e apuração das denúncias em tramitação nas corregedorias, para se obter um resultado célere.

Além disso, o CONSESP Também tem a missão de estimular a atuação intersetorial da Política Estadual de Segurança Pública e propor estudos e ações visando ao aumento da eficiência na execução da Política Estadual de Segurança Pública. A criação do CONSESP foi instituída pela Lei 3.479, de 25 de junho de 2019.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, o CONSESP será um ambiente de discussão da segurança pública no Estado, “não somente com as forças de segurança pública, mas com as outras secretarias de governo como a Saúde, Educação, Cidadania e Justiça e outros órgãos importantes como Ministério Público, Defensoria Pública, OAB. É um conjunto de atores que lidam diariamente com essa questão e que tem muito a contribuir” destacou.

Composição

Camilla Negre/Governo do Tocantins Em sua composição o CONSESP terá um representante da Secretaria da Segurança Pública, na função de presidente; um representante da Secretaria da Cidadania e Justiça; da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes; um representante da Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação;  um representante da Secretaria da Saúde;  do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN/TO;  um representante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins – CBMTO e  um representante da Polícia Militar do Estado do Tocantins – PMTO. Esses já foram indicados e aprovados.

Foram convidados também um representante da Defensoria Pública do Estado do Tocantins; da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins - OAB-TO;  da Polícia Federal;  da Polícia Rodoviária Federal;  do Ministério Público do Estado do Tocantins;  do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins.

Haverá eleição para definir representantes das entidades de caráter associativo ou sindical das Forças de Segurança Pública e órgãos vinculados, bem como representantes de entidade ou organização da sociedade civil. 

PESSE

A implantação do Conselho Estadual de Segurança Pública é mais uma ação do Plano Estadual de Segurança e Defesa Social (PESSE), instrumento de gestão fundamental para a Segurança Pública e Defesa Social construído através do esforço conjunto de todas as instituições responsáveis pela garantia da Segurança Pública na região, possibilitando um planejamento de estratégicas de ações e políticas públicas de enfrentamento à criminalidade, prevenção à violência, ações interagências e garantia de direitos. O PESSE é ainda um desdobramento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), do governo federal, e atende à condição imposta pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para que o Tocantins possa receber recursos destinados a ações, projetos e políticas públicas na área.

Fonte: Camilla Negre/Governo do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.