Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Valdemar Júnior Quer HR de Porto Nacional Referência em Ortopedia

Data do post: 24/06/2019 12:57:31 Imprimir -  Compartilhar

Assembleia Legislativa do TocantinsO deputado estadual Valdemar Júnior (MDB) sugeriu por meio de requerimento ao governo do Estado, que o Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) se torne referência no atendimento em ortopedia e o Hospital Regional de Paraíso (HRPA) se torne referência no atendimento em clínica geral, afim de desafogar os atendimentos no Hospital Geral de Palmas (HGP).

Segundo o parlamentar, ambas proposituras tem por objetivo amenizar a sobrecarga de serviços prestados no Hospital Geral de Palmas, que é a maior referência em saúde no Tocantins. “O HGP é o nosso principal hospital no Estado, porém tem uma demanda muito grande de atendimentos, principalmente por receber uma grande quantidade de pacientes vindos de outros municípios do Tocantins, e também de estados vizinhos, o que sobrecarrega ainda mais os serviços de saúde”, observou.

Valdemar explica que a  maior demanda de serviços em atendimento no HGP está relacionada ao setor de ortopedia e clínica geral, o que vem principalmente congestionando os atendimentos na unidade. “A nossa propositura pretende apontar, como medida para desafogar os atendimentos no HGP, a transferência dos serviços de clínica geral para o hospital de Paraíso e de ortopedia para o hospital de Porto Nacional, tornando esses hospitais referência nessas áreas”, destacou.

“Com a estrutura dos hospitais de Porto Nacional e de Paraíso adequadas para as especialidades, bem como o seu corpo clínico especializado para tais atendimentos, ambos hospitais terão plenas condições de se tornarem referências, cada um na sua especialidade, contribuindo assim, para o desafogamento nos atendimentos em Palmas e também disponibilizando a sua estrutura para outras cidades do Estado. Isso vai fazer com que mais de 50% dos serviços que hoje sobrecarregam os leitos da unidade hospitalar sejam reduzidos, dando plenas condições ao HGP de realizar atendimentos à população com dignidade, qualidade e rapidez nos serviços”, reafirmou.

Dados da Saúde

De acordo com informações da Saúde, a maioria dos pacientes que chegam ao HGP e são encaminhados ao setor de traumatologia do hospital, boa parte deles estão envolvidos em casos de acidentes de trânsito, sendo estes, em sua maioria, por motociclistas, que são os que mais sofrem lesões de alta complexidade.

O número de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito que chegam ao hospital contribuem para o aumento significativo da demanda, que se mantém elevado nos últimos anos. Só em 2018, foram realizadas 7.533 consultas ambulatoriais na área de ortopedia, e até abril de 2019, foram feitas também 3.841 consultas. Em 2018, foram 3.213 procedimentos cirúrgicos e até maio (parcialmente) 992 cirurgias ortopédicas.

Ainda segundo dados da Saúde, uma média de 2.506 pacientes estão na fila de espera aguardando por procedimento cirúrgico eletivos de diversas especialidades, devido à grande demanda de atendimento, ao fluxo de entradas e realização de cirurgias eletivas na unidade hospitalar. De janeiro a dezembro de 2018, a unidade realizou 43.292 atendimentos, destes 15 mil foram relacionados a motivos clínicos.

Fonte: Assembleia Legislativa do Tocantins