TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Profissionais da Segurança Pública Aprovam Aulas da Academia Itinerante em Colinas do Tocantins

Data do post: 14/09/2019 15:20:47 - Visualizações: (626) Imprimir

Secretaria de Segurança Pública-TO Com foco na integração e na requalificação do conhecimento, a Academia Itinerante da Escola Superior de Polícia – Espol concluiu na última sexta-feira, 13, mais uma etapa de capacitações do projeto. Realizada na sede do Instituto Federal do Tocantins-IFTO, na cidade de Colinas, região centro-norte do Estado, essa terceira edição contemplou 30 profissionais, entre delegados de polícia, agentes e escrivãos. Foram cinco dias de muitas atividades e, na avaliação dos participantes, o projeto cumpriu sua proposta, pois além da reciclagem e aquisição de novos conhecimentos, eles também passaram por aulas práticas.

Para o policial civil Weblison Messias Cavalcante, os cursos foram muito importantes, pois ajudam o policial a se especializar no combate ao crime, que no dia a dia também renova suas práticas criminosas. “Pra nós que estamos no interior, este projeto da Academia Itinerante é de grande importância, pois nos possibilita aprimorar e dar a resposta daquilo que a sociedade espera”, frisou.

Empolgada, a delegada Lorraine Almeida da Silva, da Delegacia Especializada da Mulher (DEAM V), afirmou que a semana foi um momento único, pois proporcionou aprendizado e a convivência entre os profissionais. Dentre os conteúdos, ela destacou os cursos sobre homicídios, lavagem de dinheiro e na sua área o atendimento à vulneráveis.

A semana da Academia em Colinas também foi gratificante para quem pode repassar conhecimento. Esse é o caso do coordenador de operações do GOTE, Ariston Ribeiro de Araújo. Segundo ele, é muito bom quando termina o treinamento e fica visível a empolgação dos participantes. “Somos o primeiro garantidor da lei, somos uma polícia cidadã”, disse Ariston Ribeiro ao ressaltar que os alunos tiveram aulas de sobrevivência policial e procedimentos com armamentos e tiro.

Presença

Secretaria de Segurança Pública-TO Presente no encerramento das atividades da Academia Itinerante, o secretário da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, avaliou o momento como extremamente importante e agradeceu a parceria do IFTO. Segundo ele, ao mesmo tempo que o projeto fomenta e incentiva novos conhecimentos, ele requalifica o efetivo e dá a oportunidade de prestar contas, falar dos novos projetos e alinhar a conversa com o efetivo.

Unitins

Durante o encerramento o diretor da Espol, delegado Ronie Augusto Esteves, agradeceu a presença de todos, ressaltou o saldo positivo da semana e informou aos participantes que a Universidade Estadual do Tocantins – Unitins está concluindo a formatação do primeiro curso na modalidade à distância. Esse primeiro curso é resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Segurança Pública e a Unitins para oferta de cursos de extensão e pós-graduação latu sensu e stricto sensu (mestrado e doutorado), nas modalidades presencial e à distância.

A solenidade de encerramento também contou com as importantes presenças da delegada geral, Raimunda Bezerra, delegada de Polícia do Interior, Iolanda de Sousa Pereira e da delegada Olodes Maria Oliveira Freitas, da terceira regional de Colinas.

Guaraí

A partir de segunda-feira, 16, a Espol inicia os preparativos da quarta edição do projeto, programada para o dia 23, em Guaraí. As demais edições vão acontecer em Dianópolis (07/10 a 12/10); Gurupi (21/10 a 26/10); Porto Nacional  (04/11 a 09/11); Paraíso do Tocantins (18/11 a 23/11) e Palmas (25/11 a 30/11).

Academia Itinerante

A capacitação congrega a Política de Gestão de Pessoas, prevista no Eixo Desenvolvimento humano e organizacional do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social – PESSE. O Plano foi lançado em 25 de junho, numa ação conjunta entre o Poder Público, iniciativa privada e comunidade, e suas diretrizes foram definidas para um período de 10 anos.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.