Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Centenas de Estudantes Participam do “Polícia Civil vai à Escola” em Taquaralto

Data do post: 19/09/2019 22:11:51 Imprimir -  Compartilhar

Ascom/SSP-TOO programa Policia Civil Vai à Escola compõe ainda a política de promoção da Cultura de Paz preconizada no Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social - PESSE

Contando com palestras, atividades explicativas da rotina de policiais, peritos e papiloscopistas da Polícia Civil do Tocantins, a Escola Superior de Polícia Civil (Espol) realiza nesta quarta-feira,18, no Centro de Ensino Médio de Taquaralto, na região Sul da Capital, mais uma edição do programa “Polícia Civil vai à Escola”. O projeto visa levantar a discussão na comunidade estudantil sobre o tema segurança, além de debater a importância da participação de todos no combate as drogas e a violência, com também temas sociais como depressão, bullyng e ciberbullyng.

A programação se estende nos períodos da tarde e noite desta quarta-feira. No local, também estão montados estandes da Divisão Especializada na Repressão a Narcóticos (Denarc), Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), Polícia Científica e Instituto de Identificação, além do serviço especializado de aconselhamento psicológico e social promovido pela Espol. Em todos os estandes, profissionais da Segurança Pública reportam informações acerca de cada área específica, como é o caso do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) que apresentou o helibalde, objeto de lona capaz de transportar grandes quantidades de água e que está sendo utilizado constantemente no combate à queimadas neste período de estiagem prolongada no qual o Tocantins vem enfrentando.

Ascom/SSP-TOSegundo o delegado Ronie Augusto Esteves, diretor da Escola,  esta é a sétima edição da ação educativa e itinerante nas escolas estaduais do Tocantins. Cinco edições já ocorreram na Capital e duas no município de Colinas, no Norte do Estado. Nosso objetivo é aproximar a Polícia da população, mostrando que Polícia é parceira da comunidade e não o contrário. Então queremos quebrar este paradigma, também com o foco de mostrar uma nova profissão para os estudantes, como as vertentes de atuação do efetivo policial no combate à criminalidade e na promoção da segurança e qualidade de vida para a população”, afirmou.

Para a diretora Eliane Caetano Mendonça Silva, nos três turnos, o Centro de Ensino Médio  atende cerca de dois mil alunos. A educadora ressaltou a importância da presença do efetivo da Polícia Civil no ambiente estudantil. “Esta é a primeira vez que a Polícia Civil vem em nossa escola. Não só nas palestras, mas essa presença aqui vai contribuir para a formação dos nossos alunos como também na segurança”, ressaltou.

Conhecimentos

Ascom/SSP-TOAlém das palestras, os estudantes puderam visitar os estandes e áreas de atuação da Polícia Civil. Para a estudante Kethelen Victória de Souza Parra, 15, a atividade foi inovadora porque fugiu da atividade apenas de palestra e foi possível ver demonstrações da atuação policial. “Gostei muito, achei interessante porque nas outras atividades realizadas aqui não houve tanta interação como  a que ocorreu hoje. Isso para nós é muito produtivo”, afirmou. Já o estudante Carlos Eduardo Medeiros Borges,15, ressaltou que a integração da força policial com a comunidade reforça a segurança de todos. “Gostei muito porque aprendemos muitas coisas referentes à segurança. Essa foi a primeira e esperamos mais atividades como essa na nossa escola”, afirmou.

PESSE

O programa Policia Civil Vai à Escola compõe ainda a política de promoção da Cultura de Paz preconizada no Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social - PESSE lançado em 25 de junho pelos órgãos de Segurança Pública e Defesa Social do Tocantins e busca atingir cerca de 4 mil alunos da rede pública de ensino até o final de 2019.

 

Fonte: Wherbert Araújo/Governo do Tocantins