TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Governo do Tocantins Entrega Certificados de Panificação Para Reeducandas

Data do post: 20/09/2019 20:10:35 - Visualizações: (629) Imprimir

Setas-TO O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) em conjunto com a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju), capacitou oito reeducandas da Unidade de Regime Semiaberto Feminino de Palmas (Ursa). Os certificados do curso de panificação  foram entregues nessa sexta-feira, 20. O objetivo da capacitação é a ressocialização das reeducandas no mercado de trabalho e na sociedade.

Durante o curso elas aprenderam o processo de produção de pães, roscas, bolos doces, e salgados. A capacitação teve uma carga horária de 20 horas. A reeducanda, A.G.F, 34 anos, contou que está no regime aberto há dois meses, tem dois filhos e está desempregada. "Estou disposta a mudar e vejo no curso uma oportunidade de ter uma renda", disse.   

O secretário executivo da Cidadania e Justiça, Geraldo Cabral, explicou que no sistema carcerário a pena tem uma função dupla, de punir e ressocializar. “As duas devem andar juntas, então não é possível falar em reinserção social se também não forem proporcionadas medidas para que isso seja viável. Nesse sentido a gente vê com bons olhos a iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Setas,  de fazer essa parceria”, afirmou.   

O gestor da Setas, José Messias Araújo, falou sobre a importância da parceria entre as Pastas, que está trazendo para as reeducandas oportunidades de reinserção no mercado de trabalho. “O governo Tocantins tem se empenhado para dar oportunidades a todos que precisam. Vejo em vocês a vontade de superar e vamos nos empenhar em trazer mais cursos”, disse para as alunas durante a entrega dos certificados. 

Outra aluna que participou do curso de Panificação, foi L.A.S, e se mostrou muita grata por ter concluído a capacitação. “Foi muito gratificante, fiquei feliz em saber que virão outros cursos, principalmente o Workshop da Beleza. Sou manicure, mas não tenho o certificado. No curso quero aprender a fazer design  de sobrancelha, melhorar o que já sei, fazer com muita garra para ter o certificado e montar um salão”, afirmou.

Inclusão Produtiva

O Programa de Inclusão Produtiva articula ações e programas que favorecem a inserção das pessoas no mundo do trabalho por meio do emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da Economia Solidária, na área do Plano Estadual de Inclusão Produtiva. 

Fonte: Setas-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.