Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Prevenção ao Suicídio é Tema de Palestra na Próxima Sexta-feira, na Defensoria Pública

Data do post: 25/09/2019 17:25:33 Imprimir -  Compartilhar

Defensoria Pública-TO Na próxima sexta-feira, 27, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, realiza uma palestra sobre prevenção ao suicídio. A ação faz parte da política de apoio da Instituição ao movimento Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A conversa sobre o assunto será às 14 horas, no auditório da DPE, em Palmas.

O evento será aberto ao público interno e externo e os interessados podem se inscrever aqui https://eventos.defensoria.to.def.br. A Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) solicita que os participantes doem como leite, feijão ou polvilho, que serão utilizados para a formação de kits de alimentos que são doados em ações da Defensoria Pública para pessoas assistidas pela Instituição. A doação é voluntária.

O evento tem como objetivo promover a discussão sobre saúde mental, bem como prestar orientações de prevenção/sensibilização do suicídio, além de promover a conscientização das dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, devido aos preconceitos e falta de informação, dentre outros assuntos que serão abordados.

Palestrante no evento, Leny M. C. M. Carrasco, que é da área técnica da gerência de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Palmas, esclarece que a prevenção do suicídio é uma das prioridades do Ministério da Saúde (MS) e representa um desafio para a saúde pública por se tratar de um fenômeno complexo.

Entre as medidas do Governo, conforme Leny Carrasco, está a criação de uma Agenda de Ações Estratégicas em que estabelece ações e responsabilidades para as secretarias, departamentos e coordenações que compõem a estrutura organizacional nas três esferas executivas.

“Estas ações se revelam de extrema urgência já que entre 2007 e 2016, foram registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade 106.374 óbitos por suicídio e em 2016, a taxa chegou a 5,8 por 100 mil habitantes, com a notificação de 11.433 mortes por essa causa”, destacou Leny Carrasco, que também é professora de Psicologia do Instituto Federal do Tocantins (IFTO/Campus Palmas).

A meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de reduzir 10% dos óbitos por suicídio até 2020.

Organização

A palestra é uma iniciativa da Diretoria Regional de Palmas, por meio do Núcleo Especializado da Saúde (Nusa), Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca) e da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas.

Perfil Palestrante

Leny M. C. M. Carrasco é mestre e especialista na área educacional. Está se especializando em preceptoria para o SUS, pelo Sírio Libanês. É articuladora da agenda do Ministério da Saúde de prevenção ao suicídio. Já atuou no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS II), com atendimento individual e em grupo para tratamento do comportamento suicida e automutilação com adolescentes e atendimento de prevenção com as famílias, amigos e conhecidos de pessoas que vieram a óbito por suicídio.

Atualmente, atende os grupos de tratamento ao comportamento suicida e automutilação na adolescência, em Palmas/TO (Quadras 108 e 207 Sul - Ambulatório de Saúde Mental e Infantujuvenil), bem como coordena, como psicóloga, a área técnica do Plano de Ação de Prevenção ao Comportamento Suicida e Automutilação da gerência de saúde mental na Secretaria Municipal de Saúde, com articulação como preceptora na residência multiprofissional de Saúde Mental (FESP) e residência médica de psiquiatria da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Fonte: Defensoria Pública-TO