Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Servidores do Naturatins Realizam Testes Rápidos de Hepatite C em Pareceria com o Rotary Clube de Palmas

Data do post: 26/09/2019 19:55:09 Imprimir -  Compartilhar

Naturatins-TO Servidores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizaram testes rápidos de hepatite C na sede do órgão, nesta quinta, 18.  Ação aconteceu, graças a uma parceria entre o Rotary Clube de Palmas, Araguaia - Tocantins e o Órgão, através do Ecotime, grupo de servidores que planeja e ajuda implementar a A2N, Agenda Ambiental do Naturatins.

Os resultados dos testes foram divulgados no prazo de máximo 20 minutos. Ação faz parte de uma campanha mundial que começou no Brasil para identificação de portadores da Hepatite C, doença considerada silenciosa. “Muitas vezes quando a pessoa percebe, já está em estágio bem avançado”, explicou o presidente do Rotary Clube de Palmas Araguaia - Tocantins, Aberto Nascimento Neto.

Ainda de acordo com o presidente do Rotary, se o teste der positivo, a pessoa é inserida em um cadastro nacional para acompanhamento. Segundo ele, em São Paulo tem algumas clínicas que fazem o tratamento gratuito. Alberto Neto revelou que o Rotary Clube conseguiu 300 kits para a Capital, mas existe uma dificuldade para encontrar público.

Estes mesmos testes já foram feitos em outras cidades do Tocantins que tem o Rotary como Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Colinas do Tocantins. A proposta do Rotary é trazer para Palmas, uma clínica que possa fazer o tratamento gratuito, por isso, a entidade vai tentar fazer essa parceria com outros órgãos públicos.

O presidente do Naturatins, Sebastião Cordeiro Albuquerque foi um dos  servidores  que fizeram o teste rápido. Ele classificou como muito importante à presença do Rotary Clube no Instituto.  Segundo o gestor, a ação significa prevenção e saúde para os servidores. “Muitas vezes, o servidor não tem tempo de fazer o exame e nós estamos dando esta oportunidade para que todos se previnam”, ressaltou.  Albuquerque garantiu que outras parcerias serão feitas para benefício do servidor.

A servidora da Ouvidoria do Órgão, Iara Luz, achou importante a parceria entre o Naturatins e Rotary. “Jamais iria de espontânea vontade fazer este teste". O Gerente de Pesquisa, engenheiro florestal, Jorge Leonam, destacou que é uma ação de saúde e preventiva. “As vezes, a gente tem a  doença e não sabe que tem, e uma ação como esta, permite que  nos previnamos”, frisou.

Para a bióloga, Inspetora de Recursos Naturais, Ana Cláudia Rodrigues, a ação visa oferecer uma melhor qualidade de vida para os servidores do Naturatins, que levam uma vida corrida e não têm tempo de ir aos postinhos de saúde fazer exames. “Nós do Ecotime, tivemos a ideia de trazer o teste para dentro do Órgão para facilitar a vida dos servidores”.

No contexto das atividades da A2N, o Ecotime pretende promover outras ações nas dependências do Naturatins, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação.

Rotact

Os testes rápidos foram feitos por cinco acadêmicos do curso de bioquímica do Centro Universitário Ceub-Ulbra. Eles fazem parte do Rotact - Rotary em Ação que trabalha nas áreas de saúde, educação e meio ambiente. Ao todo são 17 acadêmicos associados.

Hepatite C

A hepatite C é uma doença viral e é transmitida com o contato do sangue contaminado. Se não tratar, a doença pode evoluir para cirrose e câncer no fígado. Segundo Organização Mundial de Saúde, no mundo cerca de 500 milhões de pessoas estão infectadas, mas apenas 5% sabem. Ainda de acordo com a OMS, no Brasil são registrados cerca de 2 mil óbitos em decorrência da hepatite C.

São fatores de risco da doença, contato regular com sangue, injetar drogas ilícitas compartilhando agulhas, receber transfusão de sangue, tatuagem ou acumpuntura com instrumentos contaminados, receber sangue ou órgãos de pessoas portadoras da doença.

Todos sessenta e três testes rápidos que foram realizados  com os servidores do Naturatins deram negativos para a doença.

Fonte: Naturatins-TO