Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantins tem Saldo Positivo na Geração de Empregos em Agosto

Data do post: 27/09/2019 17:10:05 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO O Estado do Tocantins fechou o mês de agosto com saldo positivo na geração de empregos formais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e apontam que no mês referido foram admitidos 6.306 trabalhadores e desligados 5.488, totalizando 818 novos postos de trabalho no Estado. Um crescimento de 44,38% em relação ao mesmo período do ano passado, uma vez que em agosto de 2018, foi registrada a geração de 455 novos postos de trabalho.

Os setores da economia que mais empregaram foram Comércio com saldo positivo de 307 empregos, seguido por Serviço (227) e Agropecuária (185).

Para o diretor do Sistema Nacional de Emprego (Sine) Tocantins, José Alberto (Gordo), o Estado tem apresentado uma reação na geração de empregos. Os dados deste ano comparados ao mesmo período do ano passado demonstram um crescimento que reflete as ações de governo para melhorar a economia do Tocantins. “Com relação à equipe do Sine, nosso esforço tem sido para nos aproximar do empresariado oferecendo nossos serviços. Esse trabalho já pode ser sentido na melhoria da efetividade do órgão na colocação de trabalhadores no mercado de trabalho”. Explica o diretor.

Efetividade do Sine

Durante todo o ano de 2019 o Sine Tocantins esteve entre os seis mais efetivos do país, tendo ficado em primeiro lugar no mês de junho, por ser responsável pela colocação de 11,1% das admissões no mercado de trabalho formal.

No mês de agosto, o Sine Tocantins ficou novamente em 6º lugar. Do total de trabalhadores admitidos formalmente, 5,61% ocorreram através do encaminhamento do setor operacional dos nove postos do Sine no Estado.

Para obter a taxa de efetividade dos Sines são analisadas informações da Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (BGIMO) em relação ao número de admitidos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O Sine Tocantins está ligado à Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e tem a missão de elaborar e implementar políticas públicas de emprego e combate ao desemprego e para tanto oferece atendimento, qualificação e orientação ao trabalhador, em especial ao desempregado, proporcionando também ao empregador uma mão de obra mais qualificada.

Caged

O Caged é um registro administrativo da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários formais.

A equipe de gestão do Sine Tocantins monitora e avalia mensalmente os dados do Caged e associados a eles, outras bases de dados como a Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio (Pnad) e a Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (BGIMO). Subsidiadas por essas pesquisas são traçadas diretrizes para a atuação do Sistema em seus nove postos espalhados estrategicamente pelo Estado (Palmas; centro e Taquaralto, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso,Guaraí, Dianópolis e Araguatins) . O objetivo final desse esforço é diminuir a distância entre quem oferece e quem procura o emprego.

Fonte: Setas-TO