Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

436 Casos de câncer Foram Registrados no Tocantins em 2011

Data do post: 05/12/2011 11:02:00 - Visualizações: (783)

Por meio do Sistema Único de Saúde, no estado, maioria das neoplasias pode ser tratada no Tocantins, em Palmas e Araguaína.

          Aos vinte e nove anos de idade, após quase dez anos de acompanhamento e prevenção anual contra o câncer de colo de útero, a jovem M.S.B descobriu, após um exame de rotina, que teria que enfrentar a doença.

         Com a família morando longe, a jovem, que é professora, teve que lidar com todo o choque e frustração ao pensar que poderia seguir o mesmo caminho da mãe, que morreu da doença aos 54 anos. “Por saber que o fator 'hereditariedade' era importante, tive o cuidado redobrado, fazia o papanicolau anualmente. Mesmo assim, não fiquei livre de ter que lidar com o câncer”, conta.

        A vantagem em ser cautelosa fez com que a professora descobrisse a doença ainda no princípio, fazendo com o que o tratamento não fosse tão agressivo. “O câncer assusta muito, sendo conhecido ou não nos estágios iniciais. Descobrir que você tem a doença é lidar com algo assustador mesmo. Mas quando você entende todo o tratamento e todo o processo pelo qual vai passar, fica mais fácil”, explica.

             A Doença

         O câncer é uma doença que se manifesta através do desenvolvimento de células desordenadas, que invadem os tecidos causando novos focos da doença através da metástase.

         A doença possui características que invadem as células sadias, além de disseminar as células contaminadas rapidamente através da corrente sanguínea.

             Dia Nacional de Combate ao Câncer

          Por conta dos problemas causados pela doença, após o ano de 1988, o Brasil estabeleceu no dia 27 de novembro, o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Em todo o país, nesta data, são desenvolvidos projetos educativos, de conscientização da população acerca da doença e dos riscos em adquiri-la. Nesse dia, são distribuídos laços vermelhos para serem afixados nas roupas como broches, como símbolo da campanha.

         Várias campanhas são realizadas para combater o câncer. Os principais fatores que levam à doença são: fumaça de cigarro (químico), radioatividade (físico), infecções virais (biológicos).

          Nos últimos anos, os tumores malignos, como também são chamados, foram responsáveis por 12% das mortes no mundo.

          Os tratamentos da doença evoluíram muito e, hoje em dia, diagnósticos feitos precocemente podem auxiliar na cura do paciente em até 100%.

Com informações da Brasil Escola