Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Na 1ª Sessão do Mês de Agosto Apenas 4 Vereadores Comparecem na Câmara de Tocantinópolis

Data do post: 02/08/2012 18:02:00 - Visualizações: (3345)

Durou pouco mais de cinco minutos a primeira sessão do segundo semestre do ano de 2012 em Tocantinópolis.

            Dos nove vereadores, apenas quatro compareceram na importante sessão que decidiria se a câmara iria realmente fazer nova votação dos balancetes rejeitados pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins do ex-prefeito Antenor Pinheiro Queiroz.

            Compareceram a esta primeira sessão o presidente da casa Zullias Amoury, Filho do Corujão, Leolinda e um dos que foi criticado pelo vereador Elson Ribeiro em uma das sessões anteriores, Fernando Progresso.

            Mesmo com apenas quatro presentes o vereador e presidente da casa Zullias Amoury deu inicio a sessão pedindo que a camarista Leolinda fizesse a leitura de um trecho da bíblia como de costume. A vereadora então leu o trecho denominado “Sermão da Montanha”.

            Na seqüência o presidente perguntou se os vereadores tinham algum requerimento escrito ou verbal, onde a vereadora Leolinda se apresentou pedindo que fosse encaminhado ao poder executivo que terminasse as obras em sete fossas que foram furadas e ainda não foram calçadas no setor denominado Rodagem, com a justificativa de que os moradores estão se sentindo prejudicados já que a água está descendo a céu aberto, pois o esgoto não chegou até lá ainda, e além do mais tem o perigo das crianças ao brincarem por perto caírem dentro destes buracos a céu aberto.

            O segundo a apresentar requerimento verbal foi Filho do Corujão que pediu ao presidente que também encaminhasse ofício ao chefe do poder executivo para que isentasse os idosos do pagamento do IPTU. Filho lembrou ainda que já havia feito o pedido anteriormente, mas, até o momento ainda não havia recebido nenhuma resposta por parte do executivo. O vereador em sua justificativa disse que tem conhecimento de uma Lei Federal cujos municípios devem apenas se adequar a ela.

            Em seguida novamente Leolinda pediu uso da palavra onde pediu que fosse encaminhado ao chefe do poder executivo um oficio pedindo que fosse concertada a estrada que dá acesso a outra estrada que leva ao povoado ribeirãozinho, cuja entrada fica entre a usina beneficiadora de arroz do senhor Zé Neto proprietário do Supermercado Netão e da beneficiadora de grãos da Agronorte.

            O vereador Fernando Progresso também se manifestou e pediu que fosse encaminhado um pedido ao chefe do poder executivo para que o prefeito continuasse o calçamento que já foi feito na Vilanópolis, pelo menos até o povoado Folha Grossa. O presidente da casa noticiou que iria enviar o pedido, mas, que fizesse logo até o povoado Ribeirão Grande Pedro Bento.

            O presidente da casa também informou aos presentes que irá mais uma vez encaminhar ofício para a empresa Celtins no intuito de que fosse tomada alguma providencia quanto á um poste que se encontra quebrado há vários meses na Praça da Bíblia, fundo com o Estádio Lauro Assunção.

            Em suas explicações o parlamentar disse não saber o porque que ainda não foi tomado nenhuma atitude quanto aquele poste, “talvez estejam esperando acontecer alguma coisa”, disse Zullias, que informou ainda que encaminhará um pedido para que as lâmpadas da iluminação pública que estão queimadas sejam trocadas o mais rápido possível.

            Encerrado os pedidos verbais, Zullias mais uma vez fez uso da palavra a qual explicou aos outros três outros camaristas que nesta sessão iriam debater sobre a prestação de contas dos balancetes de 2007 e 2008 do ex-prefeito Antenor Queiroz que haviam sido rejeitadas pela casa de leis, e seu resultado tinha sido contestado na justiça pelo ex-prefeito. Como não teve coro suficiente iria Zullias informou que iria adiar novamente para a próxima sessão, o que foi contestado por Leolinda que possuía nas mãos uma página do Diário da Justiça que continha o resultado de uma apelação feita pela própria câmara e prefeitura municipal dando parecer favorável a primeira votação feita pela casa de leis, lembrando que não precisariam mais debater este assunto.

            Após a fala da companheira, Zullias disse o seguinte: “vossa excelência está coberta de razão, mas, nesta quinta-feira (02), com o número legal de todos os vereadores eu vou novamente colocar em pauta este assunto”. Finalizou as falas e a sessão o presidente.

Chega a ser interessante a ausência de alguns vereadores nas sessões que tratam sobre assuntos do ex-prefeito Antenor, vale lembrar que na época que os parlamentares rejeitaram as contas do ex-gestor, a votação foi apertada, já que dois vereadores faltaram na sessão e o placar saiu em 4 x 1. Dos sete presentes, um deles que foi eleito subindo nos palanques de Antenor e agora se diz do lado do atual prefeito Fabion Gomes se absteve de votar. Foram duas abstenções de voto, ninguém sabe de quem foi à outra, já que a votação foi secreta. Uns acreditam que tenha sido o vereador Mardônio Vilanova que já almejava disputar a eleição no lugar de Antenor, o que não deu certo. Dos que faltaram, estava novamente o vereador Elson Ribeiro dos Santos, que hoje segundo alguns outros aliados do prefeito, é o queridinho de Fabion.