Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Ronda do Final de Semana da PM do Tocantins

Data do post: 13/08/2012 11:16:51 - Visualizações: (1005)

Em Araguaína dois são presos por receptação, e um lanterneiro e mais dois menores são presos por porte ilegal de arma de fogo. Em Gurupi a PM prendeu dois outros meliantes por furto a um comércio no povoado Novo Horizonte. Em Santa Fé do Araguaia dois outros bandidos são presos por tentativa de assalto ao banco local. 1º BPM de Palmas faz balanço das ocorrências do 1º semestre deste ano.

Dois são presos pela PM por receptação em Araguaína

Expedito Paulinho e Diego Felipe Santos Silva foram presos em flagrante por receptação culposa no domingo, 12, por volta das 16h, na Avenida Filadélfia esquina com a Avenida Prefeito João de Sousa Lima – Feirinha, Bairro São João em Araguaína.

O solicitante abordou a guarnição da PM, e relatou que no dia 09/08/2012 sua residência foi invadida por um sujeito conhecido como Diego Felipe, ocasião em que o mesmo subtraiu sua motocicleta Honda CG 125 Fan Es, placa MXO-1848 de Araguaína-TO, cor preta, ano 2012/2012, com um capacete.

Através de informações de terceiros o solicitante conseguiu encontrar Diego Felipe na Feirinha, fez a detenção do mesmo e solicitou apoio policial. Questionado pelos militares sobre a veracidade dos fatos alegados pela vítima, o mesmo confirmou e relatou que havia passado a motocicleta para Expedito. Ainda de acordo com informações do acusado Expedito estaria nas proximidades da Feirinha de posse do veículo.

Diante das informações a PM realizou patrulhamento nas imediações, conseguiu localizar o receptor da motocicleta e apreendeu o veículo. Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Plantão para as providências cabíveis. 

PM apreende arma de fogo em Araguaína, acusados são detidos

O lanterneiro Washington da Silva Fonseca, 23 anos, foi preso em flagrante, e dois estudantes de 16 anos foram apreendidos em Araguaína, acusados de porte ilegal de arma de fogo e munições, por volta das 23h50 de domingo, 12, na BR 153, em frente ao Olinthos Hotel, Setor Nova Araguaína.

Durante patrulhamento de rotina pelo local os militares depararam-se com os indivíduos em atitude suspeita. Percebendo que iriam ser submetidos a busca pessoal os jovens tentaram ocultar uma arma de fogo, jogando-a em meio à vegetação próxima.

Após buscas no local os policiais localizaram o revólver calibre 22, municiado com 06 (seis) cartuchos do mesmo calibre, sendo que 05 (cinco) delas estavam intactas e uma (01) estava deflagrada.

Todos os envolvidos foram conduzidos à presença da Autoridade Policial competente para realização dos procedimentos que requer o caso. Washington foi identificado como o proprietário e portador da arma de fogo, sendo autuado em flagrante. Os menores foram liberados pelo Delegado de Plantão na presença dos pais. A arma de fogo e as munições foram apreendidas. 

PM prende em Gurupi acusados de furtar a estabelecimento comercial no Povoado Novo Horizonte

Durante a madrugada de sábado, 11, policiais militares do Serviço Operacional do 4º Batalhão efetuaram a prisão em flagrante de Gilmar Correia Aguiar, 37 anos e Luis James Pedrosa de Araújo, 32 anos, acusados de furto em estabelecimento comercial. Em poder dos acusados a Polícia Militar encontrou 01 espingarda calibre 12, um (01) motor de popa marca Suzuki, duas (02) TV’s de led42 polegadas, dois (02) notebooks e aproximadamente 200 peças de roupas.

O crime foi praticado no povoado de Novo Horizonte, município de Jaú do Tocantins, no estabelecimento comercial denominado “Contato Modas”. O proprietário acionou a Polícia Militar e informou que os acusados haviam arrombado a sua loja durante a madrugada, efetuado a subtração de alguns produtos e logo em seguida fugiram rumo à cidade de Gurupi. Eles estariam no veículo Fiat Pálio, cor branca, placa MXB-0939 de Araguaína – TO.

As equipes policiais das cidades circunvizinhas foram acionadas e mobilizadas para capturar os envovlvidos. Já por volta das 04h o veículo utilizado pelos suspeitos foi interceptado por guarnições de radiopatrulha da cidade de Gurupi. Os policiais encontraram o produto do furto e efetuaram a prisão dos suspeitos. Após a prisão, o veículo, o produto do furto e os acusados foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Peixe, onde foram autuados em flagrante.

Polícia Militar frustra tentativa de roubo à mão armada em Banco na cidade de Santa Fé

Resultado de uma ação rápida e inteligente, policiais militares de Santa Fé (TO) – auxiliados por militares de Araguaína e Muricilândia – prenderam Marcos Antônio Cuenca, 39 anos, natural de Mandaguaçu (PR), e Antenor Demetrius Lemos de Moraes, 49 anos, natural de Videiras (SC). Eles são os autores de uma tentativa de roubo à mão armada (com refém) ao Banco do Brasil da cidade de Santa Fé, na manhã desta sexta-feira, 10. Eles foram conduzidos para a DP de Araguaína para as providências necessárias.

Durante patrulhamento na cidade, a PM recebeu a informação de que um policial militar (à paisana) estava no interior do referido Banco e percebeu que o vigilante passava-lhe informações por gestos. Informou também que tinha um senhor branco de camisa e boné de cor preta, próximo ao caixa aparentando nervosismo.

Já de prontidão no local, os policiais militares abordaram e prenderam Antenor Moraes, após localizar em sua cintura um revólver cal.38 de nº 0J338127, marca Taurus de cor preta, cabo de madeira capacidade de 07 tiros, com 08 munições intactas de impacto.

Os policiais foram informados pelo vigilante de que havia um outro homem na cozinha do Banco com uma refém. Momentos depois Marcos Cuenca saiu da cozinha agarrado à refém pelo pescoço, com uma pistola apontada para a cabeça da mesma. Ele gritou com a equipe para que soltassem as armas. A PM respondeu que ele é quem deveria soltar a arma, pois o Banco já estava cercado. Felizmente, com a forte atuação dos militares, os autores do crime acabaram rendendo-se sem que ninguém tivesse sido ferido.

Marcos estava de posse de uma pistola PT 100 380 de cor preta nº NKH53767, com 15 (quinze) munições cal.380 intactas. Os acusados informaram ainda que havia um terceiro e que este estaria em um carro corsa de cor prata e placa de Curitiba (PR). Ao chegar reforço de Araguaína e Muricilândia – além de equipe da PABAM/COE, e alguns policiais à paisana, iniciaram-se as buscas do veículo, mas sem êxito.

Os autores da tentativa de roubo estavam hospedados em um hotel em Araguaína. A funcionária informou que Antenor deu entrada no hotel com sua esposa, que esta seria loura e que andavam em um Fiat de cor branca. Já Marcos hospedou-se em num outro quarto com um outro companheiro – provavelmente o terceiro comparsa que ainda encontra-se foragido. 

1º BPM faz levantamento de ocorrências de janeiro a julho em Palmas e diz que saldo é positivo 

Um balanço considerado positivo e que demonstra o empenho da Polícia Militar no acompanhamento, monitoramento e combate à criminalidade em Palmas. Essas foram algumas das considerações feitas pelo comandante do 1º BPM na Capital, tenente coronel Wagner Vieira da Cunha, ao apresentar, na manhã desta segunda-feira, 13, o levantamento feito pelo Batalhão quanto às ações realizadas no período de 1º de janeiro a 31 de julho de 2012.

De acordo com os dados, alguns dos itens refletem bem a ação da PMTO. É o caso da apreensão de armas de fogo e de entorpecentes.129 pedrasde crack, de janeiro a junho foram apreendidas. Sessenta trouxas de maconha, além de tabletes da droga e cocaína também deixaram de circular na cidade. Já em julho, segundo o 1º BPM foram apreendidas apenas 10g de maconha.

“Esses dados demonstram o trabalho da Unidade da PM aqui em Palmas, que diuturnamente tem empenhado todos os esforços para orientar a população, combater o crime na cidade, e realizar todos os procedimentos para garantir a segurança da sociedade, com rapidez e eficiência”, avaliou o Comandante Geral da PMTO, Coronel Marielton Francisco dos Santos.

Quanto às apreensões de armas e munições, o relatório mostra os seguintes números: 17 armas de fogo apreendidas (espingardas/03 e revólveres/14) e 52 munições – até junho. Em julho não houve nenhuma apreensão, nem de armas e nem de munições.

Em janeiro foram 17 veículos recuperados, e em julho houve um aumento para 23 – No período compreendido do levantamento soma-se um total de 124 veículos recuperados. Prisões em flagrante delito somaram 90; furto em estabelecimento comercial, em janeiro foram registrados 23, e em julho, 21 – o total nesse item é de 146 ocorrências.

Outra significativa redução foi registrada quanto aos furtos em residências. Em janeiro eles eram 102 e em julho eles somaram 74 – 28 ocorrências a menos. A mesma tendência de redução tiveram os roubos a transeuntes: em janeiro eram 41, e em julho, 26. Com relação aos roubos em estabelecimentos comerciais, os números permaneceram inalterados comparando janeiro e julho: foram apenas 8.

O relatório traz também a ação do 1º BPM no trânsito de Palmas. De janeiro a julho foram 4.609 autuações; 116 CNHs recolhidas; 165 documentos de veículos recolhidos; 714 motos retidas; 489 carros retidos e 47 testes de alcoolemia realizados. Nesse mesmo período, foram abordados 57.264 pessoas; 47.152 automóveis e 41.967 motocicletas.

O 1º BPM, com sede em Palmas, atua na área do Plano Diretor da Capital. “Vamos continuar empenhados o máximo possível para proporcionar segurança e tranquilidade à população. A Polícia Militar está 24 horas à disposição da comunidade, que também pode nos ajudar com denúncias, sugestões. Para isso temos o telefone 190, o telefone 3218-4711, da Coordenação do SIOP (Sistema Integrado de Operações Especiais), e ainda o ‘Net Denúncia’ para que a população continue nos auxiliando no combate ao crime em Palmas”, considerou o comandante do 1º BPM, tenente coronel Wagner. Ao ‘Net Denúncia’ a população pode ter acesso através do site da PMTO: www.pm.to.gov.br.

ASCOM/PMTO