Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Finais Individuais dos Jet’s Marcam o Final de Semana de Alunos-Atletas Tocantinenses

Data do post: 13/08/2012 18:19:38 - Visualizações: (941)

Em tempos de Olimpíadas, quando o espírito esportivo de todos fica mais aguçado, cerca de 350 alunos-atletas de todo o Estado participaram, em Palmas, das finais individuais dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), na categoria12 a14 anos.

Em disputa na 22ª edição dos Jogos, não estavam somente medalhas, mas, principalmente, vagas para as Olimpíadas Escolares, etapa nacional dos jogos, que, em 2012, ocorrerá entre os dias 06 e 15 de setembro, em Poços de Caldas, em Minas Gerais. Vale destacar que se classificam paras as Olimpíadas os campeões das modalidades Atletismo, Judô, Natação e Xadrez, os primeiros e segundos colocados das Ciclismo e Tênis de Mesa, além das quatro melhores pontuadas da Ginástica Rítmica.

As modalidades individuais dos Jets são o atletismo, o ciclismo, a ginástica rítmica, o judô, a natação, o tênis de mesa e o xadrez. No arremesso de peso, o aluno-atleta Douglas Rocha dos Santos, do Colégio Estadual Trajano de Almeida, de Caseara, foi protagonista de uma histórica clássica de superação que serve de inspiração para muitos. “Eu estava perdendo do meu adversário e faltava apenas um arremesso para cada, mas o problema é que eu tinha machucado o punho na última jogada e estava doendo muito, tanto que eu falei que não ia mais jogar. Mas, antes da decisão, eu pensei em tudo o que já fiz, o tanto que treinei e resolvi dar tudo de mim, conseguindo arremessar a bola de ferro a10,05 metros, ultrapassando o meu rival e conseguindo a vitória. Com isto aprendi que nunca devemos desistir; mesmo machucado, com dor, devemos seguir nos esforçar mais, pois o final sempre é muito gratificante”, destacou o estudante de 14 anos.

Representantes no “caminho suave”

Em tradução livre, Judô significa “caminho suave”, pois um dos princípios que esta arte-marcial prega é justamente o da pouca utilização da força, aproveitando o próprio esforço do adversário para se vencer o oponente. Faixa verde na modalidade, Mateus Gomes Pereira conquistou a vaga para representar o Tocantins nas Olimpíadas Escolares, confessando não pensar em outra coisa a não ser na obtenção de uma medalha neste próximo desafio. “Nós sempre temos de buscar algo mais, nunca ficando satisfeito com o que já temos. Eu já estive nas Olimpíadas e ter tido esta experiência faz diferença, pois a primeira vez foi um negócio muito emocionante, pois o ginásio estava lotado com muitas pessoas de diferentes estados, e muitos deles torcem pela gente. Agora vou mais experiência e estou treinando muito, pois não tem uma atleta que seja alguma coisa sem treino; tanto que nas Olimpíadas de Londres a gente via os judocas com as mãos cheias de esparadrapos, sinais de que machucaram os dedos com os treinos fortes, e isto faz parte da vida de um atleta que quer ser vencedor”, filosofou o aluno do Colégio Marista, de Palmas.

Vitória da superação

Engana-se, porém, quem acredita que os Jets se resumem a “ter uma medalha no peito.” Exemplo disto é Ilquias Lopes Pereira, da Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires, de Porto Nacional. Portador de uma má-formação do braço direito, o jovem de 14 anos superou os limites físicos a ele impostos, deixando muitos “normais” para trás, conquistando a 6ª colocação entre 15 participantes, tendo saltado 4,57 metros, apenas 57 centímetrosa menos que o 1º colocado. “É bom demais competir com a galera, e o importante é competir mesmo. O esporte é a minha vida; sem ele, eu não seria tão feliz. Eu me sinto normal no meio de todos; me sinto livre, alegre. Quem tiver deficiência, não fique triste, não, chefia.... é bola para frente”, brincou o admirável Ilquias.

Professora de Educação Física do atleta-exemplo, Helenice Carvalho Rocha afirmou que o caso de Ilquias é fonte de muito orgulho para ela e para os demais da unidade de ensino onde convivem. “Já faz dois anos que ele treina atletismo comigo, mas ele se destaca em vários outros esportes, como o vôlei, o handebol, o tênis de mesa e o futsal, tendo até feito parte da equipe que disputou a etapa regional dos Jets. Ele é um orgulho para todos nós, pois sabe que é igual a qualquer um e nunca se sente inferior, se mantendo motivado e participando de várias atividades”, ressaltou a professora.

Quadros de medalhas

Pela primeira vez, no terceiro ano de participação dos alunos da rede estadual na categoria12 a14 anos, nas modalidades individuais, as unidades estaduais de ensino conquistaram um número superior de medalhas de ouro na competição, o que é reflexo do desempenho dos professores, técnicos e assessores de currículo de Educação Física das Diretorias Regionais de Ensino (DRE), dadas as ações esportivas, os investimentos na área e os princípios da integralidade do ensino aplicados pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) nas escolas do Estado.

Os quadros finais de medalhas por modalidade e, também, por rede de ensino podem ser acessados a partir dos links “Jets 2012 - Quadro de Medalhas por Modalidade” e “Jets 2012 - Quadro de Medalhas por Rede de Ensino”.

Modalidades coletivas

A partir desta próxima quinta-feira, 16, vão ocorrer as disputas finais das modalidades coletivas dos Jets. Os jogos acontecerão até o dia 19, envolvendo equipes de basquete, futsal, handebol e vôlei de diversas regiões do Tocantins.

Vejam Abaixo Mais Fotos do Evento:

Seduc/TO