Tocantins teve bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental em 2011.
No Tocantins, a pontuação que era de 4,5 em 2009 passou para 4,9 pontos na prova de 2011, superando a meta que era de 4,3 pontos. O Estado está à frente de todos os Estados do Norte e vizinhos do Nordeste.
A capital Palmas continua apresentando crescimento dos índices acima da média nacional. Também se destacaram escolas dos municípios de Alvorada, Gurupi, Luzinópolis, Aliança e Cristalândia.
Para a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (Democratas/TO), o saldo é bastante positivo, levando em consideração a desigualdade educacional das regiões brasileiras. “Sabemos que o nosso País é muito desigual. As diferenças e desafios são maiores nas regiões Norte e Nordeste em relação à qualidade da Educação, mas esse resultado demonstra o esforço do nosso Estado em mudar a realidade. É um resultado bastante positivo”, disse.
No entanto, a parlamentar pontuou que menos de 50% dos municípios tocantinenses atingiram a meta do Ideb. Além disso, as notas de mais de 37% das cidades brasileiras nos anos finais do Ensino Fundamental ficaram abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Educação para 2011. Os dados foram divulgados em meio à discussão sobre o Plano Nacional de Educação, que o Governo Federal entrou com recurso contra os 10% do PIB para a Educação.
Professora Dorinha ressaltou ainda a importância da valorização dos trabalhadores em Educação, o esforço de professores e as equipes regionais para melhorar a qualidade do ensino e retirar o Tocantins das últimas posições do ranking de avaliação da Educação.
“O trabalho de valorização do professor contribuiu bastante para mudar esse quadro. Professores e as demais equipes de trabalhadores têm grande mérito e estão de parabéns pelo esforço e a continuidade do trabalho, além dos próprios alunos e suas famílias. A prova disso é que o Tocantins, a cada ano, vem buscando superar as metas educacionais. Agora é preciso voltar as atenções para a qualidade do ensino nos municípios do interior e para as regiões menos privilegiadas. Neste momento de discussão sobre o PNE e o recurso do Governo contra os 10% do PIB para a área, o resultado do Ideb vai contra as justificativas do Executivo sobre financiamento e mostra que é preciso concentrar mais investimentos na Educação”.
IDEB
O indicador avalia a qualidade do ensino do país a partir das taxas de aprovação e do desempenho de escolas, municípios e estados na Prova Brasil. Os dados da última edição do Ideb foram divulgados nesta terça-feira, 14, pelo Ministério da Educação (MEC). Desde a criação do indicador, em 2005, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas a cada dois anos por escolas, prefeituras e governos estaduais.
Em2011, amédia nacional do Ideb foi 5 pontos, acima da meta estabelecida para o período. O Ideb é calculado a partir da taxa de aprovação e do desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a cada dois anos. Com base nessas informações, são atribuídas notas para cada escola pública do país, assim como para as redes de ensino e para os municípios e os estados. Cada escola, prefeitura e governo estadual tem uma meta que deve ser atingida de dois em dois anos.
O indicador atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5º ano), anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio.
Notas
Cidiane Carvalho