Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo Busca Promover Acesso à Educação no Estado

Data do post: 16/08/2012 15:24:27 - Visualizações: (561)

Buscando soluções para as distâncias geográficas do Tocantins que muitas vezes dificultam o acesso à educação superior e profissional a muitos cidadãos, o Governo do Tocantins discute nesta quinta-feira, 16, a ampliação, legalização e inovação do ensino a distancia.

  O tema será discutido até as 18h, no auditório da Unitins – Universidade do Tocantins. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, o evento é para discutir a regulamentação, porque o Tocantins já tem o sistema estadual de ensino a distância e é um dos pioneiros da modalidade no Brasil, oferecendo o modelo de educação desde 2000, quando abriu cursos para formação de professores em todo o Estado, através da Unitins – Universidade do Tocantins, quando formou mais de 10 mil professores.

 “O ensino a distância é a grande arma que temos para levar educação a todos os brasileiros e este ensino deve ser de qualidade, portanto precisamos aprimorar isso. Já temos resultados positivos na educação e queremos continuar investindo nos educadores para que nossos índices sejam cada vez melhores”, afirmou o secretário, referindo-se aos números do Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, divulgados ontem, pelo Ministério da Educação.

 Borges da Silveira também falou sobre o programa Qualificando o Tocantins, que será lançado nesta quinta, 16, “é um programa preconizado pelo Governador Siqueira Campos ainda em campanha e visa levar capacitação profissional a distância a todos os 139 municípios do Estado. Já iniciaremos as atividades no próximo mês com dois cursos que irão a 36 municípios e queremos no próximo ano construir uma sala de educação a distância em todos os municípios, permanentemente”, afirmou, acrescentando que os cursos serão voltados para a gestão pública: procedimentos administrativos e informática. “Estaremos fazendo uma pesquisa junto às prefeituras para vermos as necessidades de cada município para desenvolvermos mais cursos para o ano que vem”, completou Borges da Silveira.

 Para o coordenador do programa e -Tec Brasil e do Pró-funcionário, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e Cultura, Fernando Amorim, que ministrará a palestra “Uma política de Inclusão pela Educação Profissional a Distância”, “a educação à distancia é um tema inicial no Brasil. Evidentemente a educação superior avançou muito e falaremos basicamente sobre a educação profissional nesta modalidade que ainda é embrionário no país e no Tocantins já temos o Instituto Federal que ministra isso, mas pretendemos firmar parceria com o Governo do Estado para ampliar esta oferta”, enfatizou.

 A subsecretária de Educação, professora Leida Maria Menezes, afirmou que “esta parceria vem somar na formação continuada e os cursos de profissionalização darão oportunidades para que todos os nossos educadores e profissionais da área da comunicação possam adquirir ainda mais conhecimento e descobrir mais potencialidades existentes ema cada uma deles. Nós temos projetos no ensino médio inovador, para dar oportunidade aos alunos para que possam obter melhores notas no Enem e consequentemente ingressar nas universidades”.

 Representando o Governador Siqueira Campos no evento, o vice-governador João Oliveira afirmou que “a iniciativa agrada toda a população, pois esta modalidade vai atender a população carente que não tem como sair de sua cidade para estudar e sem dúvida vai levar desenvolvimento a todos os municípios tocantinenses”.

 Palestra

 O seminário terá ainda a palestra do Presidente da Abed – Associação Brasileira de Educação a Distância, Frederic Michael Litto, que vai falar sobre os “Rumos da EaD no Brasil e no Exterior”.

Secom/TO