Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo do Estado lança projeto Qualificando o Tocantins

Data do post: 17/08/2012 10:28:04 - Visualizações: (723)

O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira, 16, no auditório da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins – o projeto “ Qualificando o Tocantins”, que tem o objetivo de ofertar cursos de capacitação de curta e média duração, para atender as demandas dos 139 municípios, na modalidade de Educação a Distância, visando à contínua melhoria da qualidade profissional.

Segundo o secretário da Ciência e Tecnologia Borges da Silveira, o projeto vai iniciar em setembro para 31 municípios do Estado. Serão ofertados dois cursos: Rotinas Administrativas e Informática, voltados para servidores públicos municipais, estaduais e a população em geral. Ele destacou o pioneirismo do Tocantins na área de Educação a Distância e que esta modalidade veio revolucionar o ensino no Brasil. “Com este projeto nós queremos dá aos nossos jovens condições de atender a demanda de profissionais capacitados que vem surgindo no mercado”, afirma.

Borges disse que a Secretaria já está buscando recursos junto ao governo federal para ampliar o Projeto, implantando polos de Educação a Distância em todos os municípios do Tocantins, para ofertar cursos de acordo com a necessidade de cada região. Cada polo será equipado com TV 42”, carteiras, computadores e internet de alta velocidade. O conteúdo das aulas será produzido em parceria com a Unitins e a Seduc.

Seminário

O projeto foi lançado durante a abertura do 1º Seminário de Educação a Distância, que está sendo realizado pela Secretaria durante toda esta quinta-feira e contou a presença do vice-governador João Oliveira, o reitor da Unitins, Joaber Macedo, reitor da UFT – Universidade Federal do Tocantins Márcio da Silveira, representantes da Secretária Estadual da Educação e do Conselho Estadual da Educação.

O Seminário é para discutir as experiências em Educação a Distância, desenvolvidas pelas instituições de ensino do Estado e debater sobre a legislação, normas, documentos e trabalhos relevantes e significativos para se compreender e implementar essa modalidade.

O coordenador do programa e -Tec Brasil e do Pró-funcionário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e Cultura, Fernando Amorim, ministrou palestra sobre, “Uma política de Inclusão pela Educação Profissional a Distância”. Ele disse que apesar de pouco tempo de implantada a Educação Profissional a Distância já evoluiu muito. “Com a criação da Rede e-Tec Brasil nós hoje já temos mais 75 mil alunos matriculados em cursos técnicos a Distância em todo país”, afirmou. No Tocantins hoje são ofertados dez cursos a Distância pelo IFTO – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia em parceira com a Sect. Segundo Fernando Amorim, nos próximos dias será firmado um convênio para que a Secretaria da Ciência e Tecnologia também possa ofertar cursos.

Já o assessor Técnico da Diretoria de Educação a Distância da Capes – Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Manoel Brod Siqueira, fez uma explanação sobre, “As Políticas Públicas de EaD no âmbito da Capes”. “A Capes tem investido em políticas de monitoramento dos polos, das Instituições ofertantes de cursos. Para os alunos um ensino com a qualidade e eficiência da modalidade presencial”,explica Manuel Brod.(Secom)