Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Ronda da Semana PM Tocantins

Data do post: 21/09/2012 16:36:20 - Visualizações: (1659)

-6º BPM Celebra Dia da Árvore com Doação de Material Eletroeletrônico em Palmas
-Menor Acusado de Furtar Moto é Apreendido em Colinas
-Polícia Militar Registra Redução de Até 37,5% de Crimes de Roubo e Furto em Palmas
-Menor é Apreendido com Revólver na 503 Norte em Palmas
-Polícia Militar Prende em Arapoema Homem Suspeito de Abusos Contra Filha Adotiva

6º BPM Celebra Dia da Árvore com Doação de Material Eletroeletrônico em Palmas

            O 6º BPM – Batalhão de Polícia Militar, com sede na região sul de Palmas, comemorou este 21 de setembro (sexta-feira), Dia da Árvore, com uma ação inovadora. Foram encaminhadas para uma empresa de reciclagem de materiais eletroeletrônicos, situada no Jardim Aureny II, 286 pilhas de diversos tamanhos, 14 baterias de celulares e alguns outros objetos eletrônicos como pen drives e fontes de alimentação de computadores.

            Os materiais foram recolhidos da reserva de armamentos e trazidos pelos policiais militares de suas casas, sendo depositados em um “papa-pilhas” de madeira, estrategicamente localizado em frente à reserva de armamentos na sede do BPM.

            A coleta de pilhas e baterias de celular faz parte do Plano de Gestão Ambiental e do Plano de Coleta Seletiva do 6º BPM, implantado em 2010 após a adesão da unidade ao Plano de Modernização Gerencial (PMG).

 

Menor Acusado de Furtar Moto é Apreendido em Colinas

            Um menor de 17 anos foi apreendido na manhã desta sexta-feira, 21, por volta das 06h20, por policiais militares em Colinas do Tocantins, após confessar ter furtado uma moto Titan ES 150, preta, placa MWG-2624 – fato ocorrido na cidade de Nova Olinda.

            A PM chegou ao menor após receber denúncia anônima, com a informação de que em frente à empresa Ferrari Motos havia um suspeito que poderia ter sido o autor do roubo da referida moto. Diante dos fatos, o autor e a motocicleta foram conduzidos à DP local para as devidas providências.

 

Polícia Militar Registra Redução de Até 37,5% de Crimes de Roubo e Furto em Palmas

            Levantamento do SIOP – Sistema Integrado de Operações da Polícia Militar do Tocantins, quanto aos crimes de furtos e roubos a estabelecimentos comerciais e de serviços, residências e a transeuntes, em Palmas, revela uma significativa redução, de janeiro a agosto de 2011, comparado ao mesmo período de 2012. As reduções chegam ao índice de 37,5%.

            Furtos a estabelecimentos comerciais e de serviços, nos oito primeiros meses de 2011 somaram 381 ocorrências. Já no mesmo período de 2012 esse tipo de crime caiu para um total de 261 registros – uma queda de 31,49%.

            A tendência na redução da criminalidade na capital também ficou evidente no número de furtos a pessoas (transeuntes). De 24 ocorrências em 2011, a PMTO registrou apenas 15 em 2012, atestando uma diminuição de 37,5% nesse tipo de delito.

            Quanto aos furtos a residências, o levantamento também mostra uma oscilação positiva. Em agosto de 2011, por exemplo, foram 174 ocorrências registradas, já em agosto de 2012 esse número caiu para 135. No somatório do período estudado, foram 1.121 registros em 2011 e 995 em 2012 – uma redução de 11,24%.

            Para o comandante geral da PMTO, coronel Marielton Francisco dos Santos, “a redução nos índices de ocorrência é altamente significativa, e resultado do trabalho preventivo e repressivo dos nossos valorosos policiais militares, que são empregados com base no geoprocessamento de dados, bem como no emprego racional do efetivo, pois mesmo com a redução deste, e com o aumento populacional, temos conseguido bons resultados”, avaliou o coronel.

            A avaliação do comandante geral também encontra respaldo no último censo populacional realizado pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgado no final de julho deste ano. O estudo mostrou que a população de Palmas cresceu 8,2% desde o censo de 2010 e conta, atualmente, com 242.070 habitantes.

            O SIOP também apresenta, em seu levantamento, redução no número de roubos em Palmas. Os praticados em residências tiveram uma diminuição de 25,5%. Nos oito primeiros meses de 2011 foram 51 ocorrências, e em 2012, no mesmo período, esse número caiu para 38 registros.

            Os roubos praticados a pessoas também diminuíram na capital. Em 2011, a PMTO somava 324 ocorrências. Já em 2012 foram 304 registros– uma redução de 6,2%. Nos roubos a estabelecimentos comerciais e de serviços, no período estudado, houve um leve acréscimo de 1,27%. Em 2011, eles somaram 157, e em 2012, foram 159 registros, o que, segundo a PMTO é considerado normal, devido ao aumento populacional e à circulação de riquezas.

Menor é Apreendido com Revólver na 503 Norte em Palmas

            Um menor de 16 anos foi apreendido na manhã desta ultima quinta-feira (20), por volta das 9h, ao lado da Feira Coberta da 503 Norte, em Palmas, de posse de um revólver cal. 32, marca Taurus, com três munições intactas.

            A apreensão ocorreu durante patrulhamento rotineiro das viaturas que atendem aquela região. O menor foi encaminhado à Delegacia da Infância e Juventude para os procedimentos de praxe.

 

Polícia Militar Prende em Arapoema Homem Suspeito de Abusos Contra Filha Adotiva

            O aposentado Pedro Barreira Costa Neto foi preso na manhã da ultima quarta-feira (19), por volta das 10h30, em sua residência, na cidade de Arapoema, norte do Tocantins, suspeito de seqüestro e de manter em cárcere privado sua filha adotiva Jacilene Ferreira dos Santos, de 19 anos. Ela o acusa de abuso sexual.

            A guarnição de Rádio Patrulha fazia ronda pelas ruas da cidade, quando os policiais foram abordados pela vítima, que denunciou o suspeito. Segundo relatos de Jacilene Santos, o aposentado a mantinha em cárcere privado e era abusada sexualmente pelo pai desde quando tinha 14 anos de idade. Desde então, havia sofrido todo tipo de abusos e que durante esses anos engravidou e teve um filho do aposentado – hoje com dois anos de idade e registrado com ausência de paternidade.

            A vítima também comunicou aos policiais militares que em meados do mês de junho deste ano foi seqüestrada pelo suspeito - na cidade de Redenção (PA) -, ocasião em que o aposentado a teria enganado dizendo que daria a ela uma motocicleta, caso fosse para a cidade de Arapoema com ele. Ela disse que não concordou com a proposta e que foi levada à força por Pedro Barreira à cidade de Arapoema.

            Jucilene ainda informou que durante 04 anos teria permanecido em cárcere privado e que não denunciou antes o aposentado à polícia por medo. Diante da narrativa da vítima, a guarnição a conduziu até a Delegacia de Polícia Civil local, onde foi registrada a queixa.

Ascom/PM-TO