Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Língua, Identidade e Cultura Surda foi Tema de Oficina em Darcinópolis

Data do post: 25/09/2012 19:36:00 - Visualizações: (820)

A oficina integra uma ação do programa Indústria do Conhecimento do SESI.

          O Serviço Social da Indústria – SESI Araguaína ministrou nesse último sábado, 22 de setembro, das 14h às 17h, em Darcinópolis, a oficina “Língua, Identidade e Cultura Surda” com intérprete de libras da Escola SESI Marlei Maria Moreira, Bruno Gonçalves.

            A oficina integra uma ação do programa Indústria do Conhecimento do SESI e foi voltada para professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

            Segundo o professor, o objetivo da oficina foi apresentar o surdo como integrante de uma comunidade minoritária, usuária de uma língua de modalidade gestual-visual; sensibilizá-los quanto à importância da língua de sinais na constituição do ser surdo, bem como um elemento imprescindível para produções na área cultural, educacional e social. Iniciar discussões sobre a educação de surdos.

            Dentre o conteúdo programático da oficina foram debatidos os temas: A importância da língua; Aquisição da linguagem e aquisição das línguas de sinais; Cultura e Identidade Surda; Modalidade das línguas de sinais; História da Educação de surdos e o Congresso de Milão; e, Gestualidade na interação com o aluno surdo. Houve exposição teórica, discussões dirigidas e prática de sinalização.

Ascom/Sesi