Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Bancários do Tocantins Decidem Voltar ao Trabalho Hoje, Apenas Basa vai Manter a Paralisação

Data do post: 27/09/2012 08:16:45 - Visualizações: (789)

Em assembléia realizada nesta ultima quarta-feira (26), a  categoria aceitou reajuste salarial de 7,5%; funcionários do Basa mantiveram a paralisação.

            As agências bancárias do Tocantins reabrem suas portas a partir de hoje, após os trabalhadores aceitarem - por 99 votos a favor e 39 contra - a contra proposta de 7,5% da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

            A assembléia ocorreu ontem à noite na sede do Sindicato dos Bancários, em Palmas.
Os bancários entraram em greve no último dia 18, em todo o país, reivindicando, entre outros benefícios, reajuste salarial de 10,25%. No Tocantins são mais de 1.300 servidores atuando em 125 agências. Com a decisão, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e demais instituições privadas retomam suas atividades normalmente a partir das 11 horas. A exceção é o Banco do Amazônia, cujos funcionários decidiram manter a paralisação.


            Conquistas

            O presidente do Sindicato dos Bancários, Célio Mascarenhas, afirmou que o resultado conquistado foi satisfatório. "O movimento foi muito coeso, com 90% da categoria aderindo à greve. Isso é sinônimo de união e garra dos trabalhadores para que os anseios fossem atendidos", disse.
Entre os resultados obtidos junto à Fenaban há ainda o reajuste do piso nacional da categoria, que sai dos R$ 1400,00 para R$ 1519,00 na função de bancário; anúncio de contratação de sete mil pessoas até 2013, pela Caixa Econômica Federal, e melhoria na Participação de Lucros e Resultados, que tem cálculos diferentes de uma instituição para a outra. Segundo Mascarenhas, o percentual oferecido é de acordo com os lucros, sendo que a Caixa Econômica paga 4%, Banco do Brasil, 7,5% e o Banco do Amazônia, 15%.

            Decisão

            A decisão dos funcionários do Banco do Amazônia só será anunciada após as 18 horas de hoje, quando será conhecida também a votação da matriz, em Belém (PA). Os grevistas querem melhoria no Plano de Saúde, revisão no Plano de Cargos e Salários - criado em 1994 - instalação de Ponto Eletrônico e Equiparação dos salários com os das instituições bancárias federais. "Nosso Plano de Cargos e Salários é o mais defasado", diz o bancário Ramiro José Filho.


Luiz Henrique Machado/JTo