Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Quase 1 Milhão de Eleitores Comparecem às Urnas no Tocantins

Data do post: 08/10/2012 14:29:46 - Visualizações: (783)

As Eleições no Tocantins transcorreram tranquilamente e quase 1 milhão de eleitores compareceram às urnas para eleger prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos.

  Para o pleito desse ano o orçamento do TRE-TO foi de 3,5 mil. Nas 35 zonas eleitorais foram distribuídas em torno de 4 mil urnas eletrônicas, 932 locais de votação, 3.434 mil seções principais e 13 mil mesários.

 Compareceram às urnas 842.769 eleitores, o que corresponde a 85,06% dos votos válidos. Apenas 10 urnas foram substituídas e não houve necessidade de utilizar urnas de lona.

 O primeiro município a totalizar os votos foi Tupiratins, que concluiu a totalização às 17h14min e 58 segundos. O último município a totalizar foi Axixá do Tocantins, às 21h35min e 39 segundos.

 Uma novidade nesse pleito foi a consulta ao endereço e local de votação por meio de mensagem de texto para o número: (63) 9999-9588, do qual foram totalizadas 8.600 consultas. Somente no dia das eleições foram registradas 1.700 consultas.

 Foram utilizados 2.618 veículos automotores e 313 servidores foram envolvidos diretamente no Pleito, além de 35 promotores eleitorais e 76 juízes eleitos (35 titulares + 41 Auxiliares Designados)

 Em Palmas, o resultado oficial da apuração dos votos se encerrou às 18h34m. O prefeito eleito foi Carlos Enrique Franco Amastha com 59. 680 dos votos válidos. Na Capital, votaram 126. 562 eleitores, sendo 4.483 nulos e 1.875 brancos. Mais de 70 pessoas estiveram envolvidas no trabalho de apuração dos votos que teve início logo após as 17h, no Cartório Eleitoral de Palmas, sendo considerada a segunda capital a divulgar o resultado.

 Como nos anos anteriores, o TSE- TO possibilitou o acompanhamento da apuração online, onde foi possível, em tempo real, acompanhar a contagem de votos na eleição 2012.  Para quem não teve a oportunidade de fazer esse acompanhamento o TSE - TO disponibiliza mais informações no endereço eletrônico http://divulga.tse.jus.br/oficial/index.html.

Coletiva

 Após a apuração em Palmas, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, desembargador Marco Villas Boas concedeu entrevista coletiva e agradeceu a equipe do Tribunal pelo excelente desempenho e dedicação para o sucesso das eleições.

A rapidez na totalização dos votos e a agilidade da apuração tem relação direta com a capacitação dos servidores, bem como a tecnologia JE Connect desenvolvida pela secretaria de Tecnologia da Informação. Esse sistema foi repassado a quatro estados brasileiros”, destacou.

 Já o Corregedor Regional Eleitoral e presidente do Gabinete Institucional de Segurança, Juiz José Ribamar Mendes Júnior disse que a equipe conseguiu realizar um trabalho preventivo e ostensivo em todo estado e que conseguiram dar agilidade e solucionar os problemas, quase que em tempo real. “De ontem para hoje foram acrescentadas 44 viaturas da polícia, que realizou uma ação preventiva inibindo possíveis práticas criminais”, explicou.

 O diretor-geral do Tribunal, Francisco Cardoso falou sobre os eleitores faltosos, destacando que neste pleito a abstenção foi em torno de 15%. Ele destacou que o sucesso das eleições está relacionado ao planejamento estratégico que foi muito favorável.

 Para o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-TO, Jader Batista Gonçalves - A tecnologia desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação com o sistema JE Connect foi responsável pela agilidade na transmissão dos votos. “Na 2ª Zona Eleitoral de Gurupi, os eleitores votaram por meio da identificação biométrica e tudo ocorreu de forma tranqüila”.  

 Ao fim da coletiva, Villas Boas reuniu-se com servidores, ocasião que em nome dos secretários agradeceu todos que se empenharam diretamente neste processo eleitoral. “Nossa missão é realizar as eleições e neste processo tudo ocorreu dentro do planejamento realizado. Essa equipe formada por mais de 100 pessoas foi brilhante. O trabalho foi coroado de êxito, não se usou uma única urna de lona, resultando numa eleição ágil e de sucesso”.

TRE