Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Durante Sessão da Câmara, Vereadores Pedem Resposta do Prefeito Fabion Sobre Seus Requerimentos

Data do post: 17/10/2012 19:47:34 - Visualizações: (8295)

A segunda sessão do mês de Outubro de 2012 que aconteceu nesta ultima terça-feira (16), foi marcada por questionamentos sobre os requerimentos enviados pelos nobres pares ao executivo, e que segundo a reclamações, a maioria nunca foram atendidos.

            Alguns requerimentos foram feitos nesta sessão, como dois do vereador Vicente Morais que requereu verbalmente que a presidência da casa enviasse ofício ao prefeito municipal, pedindo a construção dos banheiros nas casas dos moradores do Povoado Mumbuca, e que também fosse construída uma quadra de esportes para aquela localidade. (Clique Aqui Para Ver Cópia do Requerimento)

            Vicente também solicitou que se encaminhasse ao prefeito, um pedido para que fosse forrado o teto da sede da Colônia de Pescadores Z-7 de Tocantinópolis, e que fosse feita a construção do calçamento da Rua da Deuzuíta no Bairro Alto Bonito.

            Outro que também fez requerimento, foi o presidente da casa Zullias Amoury, que em sua solicitação pediu que fosse feito o cadastramento de todos os agricultores do Povoado Folha Grossa para que sejam incluídos no programa de Roças Comunitárias do município.

            A vereadora Leolinda também fez sua solicitação em forma de requerimento, pedindo que fosse construídas proteções nas laterais das pontes da Invasão e também da ponte da Rua Vilanópolis.

            Filho do Corujão pediu que fosse encaminhado requerimento ao executivo para que se construa um poço artesiano no terreno da AVVM (Associação dos Veteranos da Vila Matilde), uma vez que esta é de utilidade pública.

            Em requerimento o vereador Gideon Lourenço pediu que o prefeito enviasse o projeto orçamentário do município.

            O vereador Mardônio Vilanova, requereu nesta mesma sessão que o prefeito construísse uma Galeria Fluvial na Rua L-4 na Vila Valdenor, mais precisamente nos fundos do terreno da oficina do senhor Paulo Rubens Mendes Lima. Em sua justificativa Mardônio explicou que a construção de tal galeria objetiva a drenagem das águas pluviais por ocasião das chuvas, época em que as mesmas causam transtornos aos moradores desta rua, bem como aos usuários de veículos automotores que necessitam de trafego o ano inteiro. (Clique Aqui Para Ver Cópia do Requerimento)

            Em seu segundo requerimento de nº 0015/2012, Mardônio pediu a convocação da secretária da Ação Social, senhora Maria das Graças Carneiro, marcando a convocação para a primeira sessão ordinária do mês de novembro deste ano, Justificando que o pedido se deve para que a secretária preste esclarecimentos sobre os programas sociais do Governo Federal, administrados por este município. (Veja Aqui Cópia do Requerimento)

            Após ter encerrado os requerimentos, começaram os discursos nas vozes das lideranças, e o primeiro a pedir para falar foi o peemedebista Mardônio Queiroz, que em sua oratória questionou sobre a demora no término da feira que está sendo construída no Bairro Alto Bonito, nas proximidades da Vila Padre Césare Lelli, dizendo que "antes da eleição a obra vinha sendo construída a todo vapor, e agora depois da disputa está praticamente paralisada". Em outro trecho de seu discurso o vereador pediu que fosse tomado providencias urgentes quanto a falta de oportunidades de emprego no município, pedindo ainda que o prefeito cobre resultados dos seus secretários, que são muitos acomodados, para que assim o município possa acelerar.

            Depois de Mardônio, o vereador Vicente Morais pediu o uso da palavra explicando ao peemedebista que a feira desde o inicio da obra teve um prazo, um cronograma sendo respeitado e que está tudo dentro dos prazos, informando ainda que a mesma será inaugurada no dia 24 de Dezembro do corrente ano. Vicente também solicitou que fosse mudado o requerimento de Mardônio quanto a solicitação da secretária de Assistência Social, explicando que não precisava usar a palavra "convocação" e que fosse trocada para "convite", pois assim seria mais gentil.

            Leolinda falou na seqüência dando total apoio a Mardônio e explicando que o vereador estava coberto de razões quanto a cobrança da falta de empregos e afirmou ainda que em meados de Maio e Junho será mudado alguma coisa, pois ela já tinha tido uma conversa com o prefeito Fabion sobre a falta de oportunidades no mercado de trabalho do município.

            A vereadora também concordou com Vilanova quanto ao chamado da secretária Maria das Graças, pessoa que ela considera muito, e disse ainda: "Mardônio está correto, os secretários devem vir a câmara mesmo, eu apóio a idéia e não vejo nada demais". Citou Leolinda.

            Sobre o questionamento da feira do Alto Bonito, a vereadora defendeu o prefeito dizendo que as obras realmente haviam sido paralisadas, mas, foi somente por causa de denuncias feitas ao Ministério Público, por causa do período eleitoral, e encerrou seu discurso falando que a feira será de grande valia para o município.

            Gideon pediu para falar e foi mais que deu força a solicitação da presença da secretária na casa de leis, e lembrou dizendo: "Eu me lembro antigamente os secretários vinham na câmara, o Dr. Miguel por exemplo quando era secretário, vinha a esta casa sem qualquer constrangimento, então é justo que os secretários venham, não custa nada esclarecer as dúvidas aqui na câmara". Disse Gideon.

             O quase septuagenário Gideon aproveitou para questionar sobre os fins dos requerimentos que eles fazem naquela casa, se estes estão realmente chegando até o prefeito, citando o caso de um dos seus que solicitou uma atitude quanto ao caótico trânsito nos arredores da praça Darcy Marinho que até hoje não obteve resposta alguma.

            Após Gideon, Elson Ribeiro também entrou na conversa dando transparecer que o atual presidente não cobrava devidamente os requerimentos enviados ao prefeito, e que ele não votaria mais em um candidato a presidente da câmara que não pressiona o executivo quanto aos requerimentos, dando a entender que Zullias não mais teria seu apoio, já que ele mesmo almeja a vaga de presidente da casa, e já articula com os demais vereadores.

            O problema é que neste meio ainda tem o vereador Vicente Morais que possivelmente disputará a vaga de presidente e com certeza terá o apoio dos governistas, o que há de se lembrar que antes o agora domado Elson atirava paus e pedras contra o prefeito Fabion.

            Há também rumores que a recém eleita Eleny também quer a presidência, já que ela foi a mais votada com 613 votos e pode também receber dos outros seis novatos como ela, o voto para uma mudança de verdade na casa de leis.