Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Torneio Society de Nome Inusitado é Sucesso em Tocantinópolis

Data do post: 22/02/2013 07:34:58 - Visualizações: (1186)

O tradicional campeonato do "Maconhão", nome dado ao campo society onde o torneio é jogado, atrai centenas de pessoas nos finais de semana para assistirem as partidas no campo de terra batida.

Clique para Ampliar          O torneio é organizado pelo jovem Osias Alves da Silva, mais conhecido como "Bazim", que foi candidato a vereador na ultima eleição conseguindo 251 votos pela coligação que apoiava o candidato a prefeito professor Cleber Borges.

            Este é o segundo ano que Bazim organiza o torneio, que a cada final de semana vem aumentando mais e mais o numero de torcedores. No deste ano, se inscreveram 13 equipes que foram divididas em dois grupos, um com 7 times e outro com apenas 6. Osias nos explicou que o campeonato do ano passado teve 14 equipes, e que o desfalque deste ano foi o time dos indígenas que demoraram para confirmar sua participação e como o campeonato tinha que se iniciar, ele resolveu fazer com apenas 13 equipes. "Depois da primeira rodada um dos representantes dos indígenas ainda me procurou, mas, como a tabela já tinha sido feita e já havia começado o torneio, achei por bem não incluí-los mais". Explicou Bazim.

            Os que se inscreveram para participar no torneio deste ano representam vários bairros e povoados da cidade sendo estes:

Grupo "A"

  • Revelação (Povoado Folha Grossa)Clique para Ampliar
  • Amigos (Centro da cidade)
  • Cachoeirinha (Baixada da feira)
  • Rio Mar  (Ribeirão Grande Pedro Isaias)
  • Vila Valdenor (Vila Valdenor)
  • Vila Santa Rita (Vila Santa Rita)
  • Megafrio (Cidade alta)

Grupo "B"

  • Derguim (Setor Dergo)
  • Brasnica (Alto da Boa Vista I e a empresa Brasnica)
  • B13 - (Bairro Alto Bonito)
  • Portuguesa (Povoado Olho D'água)
  • Flamenguinho (Rua da Lajinha)

Famoso Campo do Maconhão            O torneio que começou no ultimo dia 12 de janeiro, entrou agora na fase de mata-mata, onde se classificaram os quatro melhores de cada chave.

            Os jogos da quarta de final acontecem no próximo Domingo (24), e começa as 07h30min com a partida entre Cachoeirinha x Rodagem. Na seqüência será a vez de Derguim x Amigos se enfrentarem. Na terceira partida jogam Riomar x Brasnica e fechando estas quartas de finais jogam B13 x Vila Santa Rita que disputam a ultima vaga para as semi-finais.

            A previsão para acontecer a grande final do campeonato é dia 10 de Março onde será conhecido o campeão e vice. A premiação será em dinheiro mais troféu e medalhas, sendo que o primeiro colocado receberá R$ 1.000,00 (Mil Reais) e o vice R$ 400,00 (Quatrocentos Reais), além de prêmios que ainda não foram estipulados para o artilheiro e melhor goleiro.

            Bazim acredita que neste final de semana deva comparecer o dobro de torcedores que vinham acompanhando as partidas no campo do Maconhão. Quando perguntado sobre de onde vem a ajuda para a realização do torneio, Osias explicou que tudo é angariado pelos próprios times participantes que pagam as inscrições, pois ele não havia 'ainda' conseguido nenhuma ajuda vindo da secretaria de Esportes de Tocantinópolis.

            História do Campo

            O "Maconhão" recebeu este estranho nome por causa da fama que o local onde ele foi construído tinha de juntar vários viciados que se aproveitavam das sombras que haviam no local para usarem drogas. Porém na época da administração do então prefeito José Bonifácio, que hoje é Deputado Estadual, foi construído o Bairro Alto da Boa Vista I, e como no novo bairro não havia local para praticarem esportes, alguns esportistas que se mudaram para o loteamento roçaram o local e fizeram o campo que no seu inicio ainda recebia algumas visitas dos viciados que aos poucos foram se evadindo por causa do grande movimento de pessoas, e assim o apelido pegou e hoje todos o conhecem como "Campo do Maconhão".