Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Em Tucuruí (PA), Conselheiro Tutelar é Suspenso por Suspeita de Abuso Sexual

Data do post: 24/03/2013 16:29:35 - Visualizações: (1973)

Suspeito teria abusado de jovem alegando que faria exame ginecológico. Caso foi denunciado ao Ministério Público por funcionárias do Conselho.

Imagem do divulgacand 2012       A juíza de direito titular da 1ª vara da comarca de Tucuruí, Rosa Maria Moreira da Fonseca deferiu ontem, dia 21, o pedido do Ministério Público do Pará de suspensão do mandato do conselheiro tutelar, Wanderley Lopes Dourado.

       A ação civil pública assinada pela promotora de justiça, Francisca Suênia Fernandes de Sá resultou de um procedimento de investigação preliminar que teve como objetivo apurar as informações prestadas por funcionárias do Conselho Tutelar de Tucuruí sobre o abuso sexual praticado pelo conselheiro tutelar, Wanderley Dourado contra uma adolescente em seu gabinete. Segundo investigações a adolescente que tinha fugido de casa com o namorado, foi ao conselheiro tutelar, acompanhada de sua mãe para informar que retornaria ao convívio familiar, ocasião que em Wanderley Dourado pediu para ficar sozinho com a adolescente e abusou sexualmente da adolescente, alegando que estaria fazendo um exame ginecológico.

            A adolescente saiu do gabinete chorando e perguntou “se era certo um conselheiro fazer exame dentro da sala dele”, em audiência na promotoria do município a adolescente e vítima de estupro confirmou as informações prestadas pelas funcionárias do Conselho Tutelar e relatando o ato com detalhes.

            O Ministério Público pediu e a justiça determinou no ultimo dia 21, afastamento do cargo de conselheiro tutelar de Wanderley Dourado, suspensão de remuneração e nomeação de outra pessoa para o cargo, comunicando à Secretaria de Política e Assistência Social e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

            O MP também solicitou que a polícia seja oficiada para investigar o caso com informações já obtidas e repasse as informações que porventura sejam colhidas pela polícia.

            Wanderley Lopes Dourado foi candidato a vereador nas eleições de 2012 pela coligação "A Voz do Povo", formada pelos partidos PMDB, DEM e PHS. Wanderley conseguiu somente 65 votos, 0,12% dos votos válidos ficando na 125ª posição dentre os 210 candidatos que disputaram o pleito.

    Com Informações do Ministério Público/PA