Companhia de Teatro de Porto Franco-MA. Se Apresentou em Carolina

Data do post: 31/07/2012 - Visualizações: 2337

A CIATDAL – (Companhia de Teatro e Dança) formada por munícipes da cidade de Porto Franco, se apresentaram na ultima sexta-feira (27), no espaço de negócio, cultura e cidadania do Banco Nordeste na cidade de Carolina-MA.

O desempenho teatral aconteceu dentro do calendário cultural do mesmo. A proposta do Banco do Nordeste e do INEC – Instituto Nordeste de Cidadania é de manter um calendário de apresentações culturais que beneficia aos agentes culturais e a população Carolinense.

A companhia encenou o Espetáculo teatral do “DO AVESSO O MUNDO É UMA DANÇA”. Mistura de teatro e dança em suas mais variadas perspectivas. Baseia-se em acontecimentos do dia-a-dia que as pessoas fazem questão de omitir ou ignorar, fato de não poder (ou não querer) se impor ao sistema. 

Este espetáculo é resultado de um processo colaborativo, algumas pessoas que iniciaram o processo não se apresentaram no espetáculo, mas deixaram suas marcas em alguma partitura ou em partes do texto. Estão em cena também. O ganho em um processo colaborativo é que os atores fazem escolhas quanto ao “quê” e “como” dizer algo com o teatro.

O publico Carolinense compareceu de forma significativa e acompanhou atento o espetáculo, que além de ter sido um numero teatral de estréia, comemorou-se um ano de elaboração teatral deste espetáculo. Agora é expandir... DO AVESSO O MUNDO É UMA DANÇA.

Saiba Mais Sobre a Companhia

Em outubro de 2000 foi criado o Grupo de Teatro Arte Livre, formado pelos alunos Edvan da Silva, Wesley Fernandes, Flavio Melo, Jhonata Reis e Maria de Fátima, que faziam do amor à arte uma forma de preencher o tempo vago e usando-a como complemento às notas escolares, mas antes mesmo de comemorar um ano de fundação o grupo já não mais existia.

Somente em janeiro de 2006 que Edvan da Silva deu continuidade com uma nova formação e com uma nova meta: transformar sonhos em arte. O ano de 2008 foi de grande relevância para o desenvolvimento cultural, social e política do grupo. E para tornar real e concreto todo esse trabalho, os membros opinaram pela criação de um estatuto legalizando assim as ações desenvolvidas no grupo.

Com a criação do estatuto o grupo passou a denominar-se Companhia de teatro e dança Arte Livre com abreviação “CIATDAL” e com slogan “transformando sonhos em arte”. É importante ressaltarmos que parte dos integrantes da Companhia são pessoas comuns, que poderiam estar em situação de risco social, dadas as oportunidades de inclusão existente na cidade ser insuficientes para a mesma. Percebemos, no transcurso do tempo, que algumas dessas pessoas se tornaram mais humanas, corretas, criativas, expansivas, comunicativas e generosas.

Todo este histórico serve para que você entenda melhor do quanto esta companhia é importante.

Vejam Abaixo algumas fotos da apresentação em Carolina:

 

Ascom/CIATDAL