Estado do Tocantins Entra na Lista dos CTs da Copa de 2014

Data do post: 01/08/2012 - Visualizações: 2326

A campanha do Governo do Estado “Tocantins Subsede da Copa 2014” alcançou o resultado esperado: colocar o Tocantins na primeira lista oficial dos CTS - Centros de Treinamento da Copa do Mundo de Futebol da Fifa.

  A relação foi divulgada na manhã desta quarta-feira, 1º, em São Paulo (SP), pelo COL – Comitê Organizador Local. Foram escolhidos quatro CTS na região Norte, três na Centro-Oeste, três na Nordeste, 30 na Sudeste e 14 na Região Sul. O CTS do Tocantins é formado pelo estádio de futebol Nilton Santos e pelo hotel Girassol Plaza, ambos em Palmas.

 Segundo o secretário estadual da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto, os fatores decisivos para que o Estado entrasse na primeira lista da Fifa foram as sinalizações positivas dadas pelo governador Siqueira Campos em relação ao total interesse do Governo do Estado em participar da Copa. “Começamos a campanha para inserir o Tocantins na Copa de 2014 ainda no primeiro semestre do ano passado. De lá pra cá participamos de muitas reuniões onde expusemos todos atrativos do Estado, mas a nossa cartada final foi apresentar os projetos das possíveis adequações necessárias para cumprir os requisitos da Fifa”, explicou o Secretário.

 Ainda de acordo com Olyntho Neto, o trabalho do Tocantins continua para inserir a cidade de Araguaína na segunda versão do catálogo, que será divulgado no primeiro semestre de 2013. “Ainda temos chance de conseguirmos duas cidades tocantinenses fazendo parte da Copa de 2014. A Fifa vai abrir novas janelas para inscrições de candidatos a CTS nos próximos meses e vamos continuar com o trabalho para incluir Araguaína”, disse o Secretário com base em informações oficiais do COL.

 Uma segunda versão do catálogo será divulgada no primeiro semestre de 2013 e a versão final no segundo semestre do mesmo ano. A versão final do catálogo será apresentada às seleções classificadas, a quem cabe a decisão final sobre o local onde ficarão concentradas. Palmas concorreu com 279 candidatos à CTS.

Catálogo

 O catálogo pode ser conferido por meio do link: http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/col-divulga-primeira-lista-oficial-de-centro-de-treinamento-de-selecoes.

Secom/TO