Crianças Menores de Cinco anos Vão Receber Vitamina A

Data do post: 06/08/2012 - Visualizações: 2330

Já está disponível na Diretoria de Assistência Farmacêutica da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, para os 139 municípios, suplementos de Vitamina A para todas as crianças de 6 meses a 59 meses (4 anos e 9 meses) de idade.

 

  Para isso, os profissionais de saúde do Tocantins estão recebendo informações sobre a operacionalização do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A.

  Os suplementos estarão disponíveis para as crianças durante a campanha de vacinação que acontecerá no dia 18 de agosto e também nas Unidades Básicas de Saúde de todos os municípios tocantinenses. O Programa de Suplementação faz parte da ação “Brasil Carinhoso”, voltado à primeira infância e lançado pelo governo federal no inicio de 2012.

  Os principais impactos da suplementação na saúde das crianças, de acordo com a OMS - Organização Mundial de Saúde são: a prevenção da deficiência de vitamina A (Hipovitaminose A), redução do risco de morbidades e mortalidade infantil, potencializando, com isso, o pleno desenvolvimento das crianças.

  A área técnica de Alimentação e Nutrição da Sesau, responsável pela implantação do programa no Estado, realizará uma webconferência sobre o tema no dia 13 de agosto, das 15h às 16h30, onde repassará todas as informações necessárias.

  Os municípios que tiverem dúvidas devem entrar em contato pelos telefones (63) 3218-1771 e 3218-2732 e falar com Terezinha, Soraya ou Vilma. Ou através do e-mail: nutrição@saude.to.gov.br.

Secom/TO