Restaurada, Catedral de Nossa Senhora da Consolação é Entregue à Comunidade de Tocantinópolis pelo Governador

Data do post: 07/08/2012 - Visualizações: 3505

Com celebrações marcadas pela participação popular, a catedral de Nossa Senhora da Consolação, em Tocantinópolis, foi entregue à comunidade na noite dessa segunda-feira, 6, nove meses após obras de restauração.

  Centenas de pessoas prestigiaram procissão e missa no templo que, graças convênio feito pelo Governo do Estado com a Diocese de Tocantinópolis, recebeu investimentos de R$ 215.652,75. Com esse valor foi possível reformar o teto, fachadas, portas, janelas, calçada, sino, além de nova pintura.

 Durante sessão solene, o Governador Siqueira Campos afirmou que a catedral é uma “joia magnífica de Tocantinópolis” e que o convênio é uma contribuição do Estado para o fortalecimento da fé do povo tocantinense. “Sou devoto de Nossa Senhora da Consolação. Peço todos os dias que ela me dê força e que me console nas horas difíceis e amargas para enfrentar a situação de crise que o país e o Estado têm passado. E ela não tem nos faltado”, disse, durante celebração eucarística em ação de graças também pelos 75 anos do lançamento da pedra fundamental da catedral.

 Ao destacar, entre outros compromissos, a importância da educação, o Governador ressaltou os esforços feitos no sentido de propiciar oportunidades aos jovens. “Precisamos ter fé para fortalecer a família, ocupando e cuidando dos jovens. Contem com o Governo para essa tarefa. As crianças, desde os primeiros anos de vida, precisam estar na igreja. Não podem ficar na rua, para que os bandidos possam usá-las”, afirmou. Em seguida, lembrou que hoje o Estado já possui mais de 80 mil jovens no sistema de ensino integral. “Estamos nos esforçando para implantar as Escolas de Tempo Integral. Preparados e fortalecidos espiritualmente, não vão perder nunca a esperança de realizar seus projetos de vida”, complementou.

Ordem do Mérito

 Em reconhecimento ao trabalho à frente da Diocese de Tocantinópolis, o Governador Siqueira Campos entregou ao bispo Dom Giovane Pereira de Melo a Ordem do Mérito Tocantins. A comenda foi concedida após ressalvas sobre a missão episcopal do bispo, definido como um zeloso pastor no trabalho de guiar seu rebanho. A medalha foi entregue ao religioso pela primeira-dama do Estado, Marilúcia Uchoa Siqueira Campos, pela presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Jacqueline Adorno, e pela secretária de Cultura do Estado, Kátia Rocha.

 Após receber a homenagem, o bispo fez questão de agradecer ao Governador pela sensibilidade de firmar o convênio que resultou na restauração da igreja. “O Governo reconhece e valoriza a religiosidade de nosso povo. Essa restauração foi possível também graças a muitas pessoas que ajudaram, como o Governador, que atende ao nosso apelo”, declarou, lembrando ainda do empenho dos membros da igreja e da comunidade nas ações feitas em prol da catedral. “Cada família tem um pouquinho colocado aqui por esse tempo”, ressaltou, por sua vez, o bispo de Miracema do Tocantins, dom Philip Dickmans.

Tombamento

 Reconhecida pelos líderes católicos da região como dona de papel importante na celebração do convênio, a secretária estadual de Cultura, Kátia Rocha, afirmou que a restauração da catedral é uma forma de o Estado manter viva a história do Tocantins. “Essa catedral é a primeira a ser tombada como patrimônio cultural do Tocantins, o que garante a preservação de sua identidade e sua história para as futuras gerações”, frisou. “Diante da importância disso para a história, o Governador, por meio da Secretaria da Cultura, decidiu abraçar e encabeçou a luta pela restauração desse templo maravilhoso, que será preservado”, finalizou. O tombamento ocorreu no dia 16 de março de 2011 pelo patrimônio cultural do Tocantins, através de convênio entre o Governo do Estado e a Ação Social Diocesana de Tocantinópolis.

 A celebração foi prestigiada ainda pelo deputado estadual José Bonifácio, o prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, José Wagner Praxedes, o secretário-chefe da Casa Civil, Renan de Arimatéia Pereira, o secretário executivo da Habitação, Gláucio Barbosa, entre outras autoridades.

Vejam Abaixo algumas fotos do evento:

Secom/TO