Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Barracas Particulares São os Destaques da Temporada de Praias 2015 em Tocantinópolis

Data do post: 22/06/2015 19:05:07 - Visualizações: (4326)

Como a prefeitura divulgou a data de 28 de Junho para o início da temporada oficial de veraneio do município, alguns empresários considerados a Classe Média Alta da cidade de Tocantinópolis e alguns de Porto Franco (MA), se adiantaram e estão construindo suas próprias praias particulares, levantando barracas onde aparece uma ponta de areia no meio do rio.

www.tocnoticias.com.brPelo menos seis já foram construídas no local da antiga praia do meio, todas particulares, e depois que essas primeiras foram erguidas, começou uma corrida contra o tempo, onde muitas pessoas que também querem um pedaço de praia já encomendaram as suas.

Um dos responsáveis por construir as barracas de veraneio, conhecido como "Zé Ladeira", relatou que cobra entre R$ 350,00 a R$ 400,00 para levantar uma barraca bem firme, que aguente o sobe e desce do Rio no meio da semana por causa da UHE Estreito. Esse valor é sem a retirada das palhas que devem ser compradas pelo proprietário do empreendimento. Depois disso, pronto, é só navegar pelo Rio e procurar um local para a construção rústica.

www.tocnoticias.com.brComo diz a máxima: "Quem pode, pode..." pois levando-se em conta que para chegar ao local da Barraca tem que ter uma embarcação, o sonho de se ter um lugar ao sol com uma sombra para descansar não é para qualquer um, mas, está ao alcance de alguns poucos mortais, pois mesmo quem tenha apenas uma simples canoa, também poderá construir a sua própria ilhota paradisíaca, haja visto que não há nenhuma fiscalização que impeça essas construções.

Agora ficam algumas perguntas no ar:

Quem vai ficar responsável pelo lixo que será produzido nessas barracas? Quem vai fiscalizar para que esse lixo não seja apenas "deixado descer" Rio abaixo?

Quando terminar a temporada, vão pagar para retirar as palhas e madeiras do local, ou vão apenas esperar o Rio encher para levar tudo?

Quem irá cobrar as medidas de defesa da natureza no loteamento do Rio?

E se o povão resolver ir visitar a praia onde as barracas estão construídas, vão poder usá-la?

O que já sabemos é que esses locais que estão sendo construídos para o lazer, deverão ser usados para diversão, e diversão sem a ingestão de bebidas alcoólicas são poucos que gostam. Também é da sapiência de todos que há uma lei que proíbe condutores de embarcações de pilotarem após ter consumido bebidas alcoólicas, porém a fiscalização aqui nesse trecho do Rio Tocantins é quase nula, então a verdade é que o rio virou um território sem lei com invasão de barraqueiros.

www.tocnoticias.com.br

Fonte: Roberlan Cokim/Redação do Tocnoticias