Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

A Ilha dos Caras Limpas

Data do post: 07/07/2015 16:53:48 - Visualizações: (3848)

Nas barbas dos Órgãos Fiscalizadores, desde o final do mês de Junho que uma turma, na maioria Tocantinopolinos se deliciam nas águas do Rio Tocantins o usando também como banheiro público.

Imagem do site www.tocnoticias.com.brUma praia que apareceu no Rio Tocantins, entre Tocantinópolis (TO), e Porto Franco (MA), levantou uma dúvida muito grande sobre os direitos e deveres de todo cidadão para com a natureza.

Tal como grileiros de terras, eles foram erguendo suas edificações de madeira e palha de babaçú, e como alguns barraqueiros ostentam carrões financiados a Deus dará, quem devia fiscalizar amarelou e deixou a invasão correr solta, até porque não existe uma lei específica que impeça uma pessoa de levantar sua barraquinha pra passar o fim de semana sossegado, mas, questões ambientais poderiam ter sido levantadas para que pelo menos a limpeza e a higiene fossem questionadas.

Funcionando a quase um mês, não há banheiro no local, daí imaginamos: "Nossa, eu pensei que aquela pessoa era educada, limpinha, já que anda em um carrão bonito e tem uma mini mansão". Engano seu, as vezes, vale a máxima popular muito usada pelas minorias: "Sou pobre mais sou limpinho".

A famosa "Ilha de Caras", apelidada pelo site tocnoticias, escancara de vez que nem sempre beleza põe mesa, pois fazer as necessidades dentro D'água sem ao mínimo se preocupar com sua própria saúde e higiene pessoal é demonstração explicita de quem em casa deve ser um Deus nos acuda ao ir no banheiro, "Lembrem-se de nunca me convidar pra conhecer".

Todos os dias eles estão lá, alguns navegando em suas lanchas, outros de jetski, alguns com canoinhas com seus motores apelidados de rabudinhos, todos no intuito de se divertir economizando o máximo possível, levando a própria cerveja e o frito pra não passar fome. Na hora de fazer o número 1, corre para o Rio Tocantins, deu vontade de fazer o número 2, "me socorre Rio Tocantins". E assim o Rio Tocantins vai recebendo a única coisa que os tais ricos tem pra ele, "esgoto" o dia inteiro.

Estava questionando comigo mesmo: "Porque eles não se juntam e alugam os banheiros químicos? Porque não colocam lixeiras para juntar o lixo?" A resposta estava na minha frente: "Me socorre Rio Tocantins".

Olhando alguns comentários postados no facebook, vi que toda a desculpa vinda dos que defendem a praia sem banheiros é levada para o lado da inveja, como se essas pessoas que estão lá agredindo a natureza fossem os maiores milionários do Brasil. Coitadas, algumas nem se quer tem formação escolar adequada e comentam sem entender a cobrança que está no texto. Algumas de bom, só tem o corpo espremido em um fio dental minúsculo, esquecendo-se que os anos passam, e: "um dia o corpo cai".

Foto Divulgação WhatsappA onda agora é transformar o editor do site que teve a coragem de questionar o problema ambiental em vilão, e para isso começaram uma campanha no facebook com a insígnia: "#Cokimvemcagarnaágua - por um mundo sem dor de cotovelo", e recentemente recortando uma foto colocaram o rosto do editor do site num corpo como se tivesse cagando dentro D'água, e essa ultima, está rodando apenas pelo aplicativo Whatsapp, lembrando muito bem a frase popular: "Quem tem U tem medo". Sem dúvida o mentores das fotos estão perdendo seu tempo, pois ameaças maiores já foram ultrapassadas por essa equipe de um homem só, e ela continua firme no batente.

Vamos ficar atentos á postura daqueles que deveriam fiscalizar e ver se realmente vai haver o chamado "dois pesos e duas medidas", pois em contato com um dos órgãos que deveriam estar fiscalizando, fomos informados de que a prefeitura de Tocantinópolis requereu autorização ambiental apenas para o funcionamento da Praia da Santa, empreendimento este que se enquadra na resolução CONAMA nº 237/97  e Resolução COEMA-TO nº 07/2015, ambas resoluções dispõe sobre o licenciamento ambiental desta atividade.

Sendo assim, diante destas informações, podemos sim chamar os barraqueiros da praia que se tornou particular de "invasores, e foras da lei", pena que não por muito tempo, pois um dos representantes do órgão Naturatins no município nos informou que eles têm algumas ações programadas para estar fazendo esse tipo de fiscalização, e que ainda não começaram devido a greve e alguns problemas de logísticas, ressaltando ainda que a fiscalização deve ocorrer em toda região e não somente em Tocantinópolis, mas como a maioria desses empregos dos Órgãos públicos são regidos pela portaria Q.I. (Quem Indica), as praias de Tocantinópolis deverão ficar por ultimas.

Cadê o Prefeito?

Reza a lenda que o prefeito Fabion Gomes, quando melhorar da manguaça do início do verão, VAI TOMAR UMA postura quanto a situação irregular da Ilha de Caras, colocando os banheiros químicos no local, e assim acabar com as polêmicas, porém, ainda não foi marcada a data para isso acontecer, e tudo não passa de especulação da rádio peão.

Praia do Nilson

Espera aí! Se o gestor mandar colocar Banheiros Químicos na praia que se tornou particular a Praia do Nilson não deveria receber esse mesmo benefício? Vale lembrar que essa praia é particular mais tem toda uma estrutura para receber os turistas, e por estar dentro do município também tem direito de receber benesses.

Abaixo, vídeo mostrando a praia ainda sem banheiros:

Fonte: Roberlan Cokim/Redação do Tocnoticias