Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Professores do Tocantins Decidem Pelo Fim da Greve que Já Durava 80 Dias

Data do post: 27/08/2015 21:06:46 - Visualizações: (1320)

Aulas reiniciarão na próxima segunda feira (31), mas professores avisam que se os termos da ultima proposta não forem cumpridos a categoria voltará a cruzar os braços.

foto divulgação SintetOs professores resolveram na tarde desta quinta feira (27), voltar ao trabalho acatando a ultima proposta apresentada pelo Governo do Estado.

Com inicio no dia 05 de Junho, a greve dos servidores da Educação, reivindicava o pagamento imediato das progressões de 2013 e 2014, e a implantação das solicitadas neste ano. Os grevistas pediam ainda a equiparação salarial do professor normalista (Prono) com o de educação básica (Proeb); reajuste de 13,01% com base no valor do aluno por ano, eleição de diretores de escola de forma direta; enquadramento do administrativo no Plano de Cargos e Carreiras e Remunerações (PCCR); além regularizar carga horária de pedagogos, comprometida com a municipalização das séries iniciais.

foto divulgação SintetA proposta encaminhada pelo governo estadual e aprovada pela categoria consiste em:

Pagamento do passivo das progressões 2013

Será pago em quatro parcelas, nas Folhas de agosto, setembro, outubro e novembro de 2015.

Progressões 2014

Incorporação de 5. 030 professores serão divididos em duas vezes, sendo a primeira em setembro de 2015 e, a segunda em outubro de 2015.

Quanto ao passivo das progressões 2014

Pagamento em quatro parcelas, sendo nas Folhas de dezembro de 2015, janeiro, fevereiro e março de 2016.

Progressões 2015

foto divulgação SintetSerão incorporadas e suas diferenças pagas na Folha em agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2016.

Comissão Permanente de Gestão do Plano de Carreiras

Comissão designada no Ato de n° 1.581, de 19 de junho de 2015, publicado na edição n° 4.937 do Diário Oficial. A mesma já dispõe de um cronograma de trabalho com reuniões mensais a ser iniciadas em setembro de 2015.

Reajuste dos vencimentos em 13,01% conforme Custo/Aluno/Ano (FUNDEB)

 Comissão designada no Ato de n° 1.923-DSG, publicado na edição n° 4.441 do Diário Oficial.

Equiparação PRONO e PROEB

A reivindicação encontra-se com Ação Direta de Inconstitucionalidade em andamento na justiça estadual. Havendo decisão pela inconstitucionalidade, o governo realizará propositura para que a concessão venha acompanhada da devida previsão orçamentária, financeira e legalidade. Havendo decisão favorável, o governo implementará o beneficio em acordo com a decisão modulada pela justiça.

Eleições Diretas para Diretor de Escola

A Comissão de elaboração de critérios já definiu o cronograma de trabalhos e aguarda a publicação do Edital, com previsão de que o mesmo inicie no mês de outubro do corrente ano.

Fonte: Com Informações da Assessora de Comunicação do SINTET