Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo Discute Construção da Sede Para Associação que Presta Atendimento a Autistas

Data do post: 18/11/2015 12:58:10 - Visualizações: (567)

Um grupo de trabalho formado pelas secretarias de Estado da Defesa e Proteção Social (Sedeps), da Educação, (Seduc), da Habitação e da Saúde (Sesau) e Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas do Estado do Tocantins Anjo Azul se reuniu na segunda-feira, 16, às 14 horas, em Palmas, para discutir e fazer encaminhamento a respeito da construção da sede da entidade e do Projeto Clínica-Escola Anjo Azul.

Miller Freitas / Governo do TocantinsA sede da Associação Anjo Azul terá a finalidade de proporcionar atendimento educacional e clínico especializado para pessoas com transtorno do espectro autista do Estado do Tocantins.

A discussão sobre a necessidade de se construir uma sede da associação foi realizada em uma primeira reunião no dia 27 de outubro com a participação da vice-governadora Claudia Lelis; da secretária de Estado da Defesa e Proteção Social, Gleidy Braga; e de representantes das Secretarias de Estado da Saúde; da Educação e da Habitação.

A Associação Anjo Azul auxilia as famílias na identificação e no tratamento, e tem atualmente 73 famílias participantes. Diante dessas informações surgiu à necessidade de ter um local físico para a troca de experiências entre as famílias, atendimento clínico e educacional.

Autismo

Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.

Tratamento

O autismo é considerado um distúrbio crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar.

Não existe tratamento padrão que possa ser utilizado. Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências. Alguns podem beneficiar-se com o uso de medicamentos, especialmente quando existem co-morbidades associadas.

Fonte: Shara Rezende/ Governo do Estado