Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Produtores Rurais Devem Declarar Vacinação Contra Brucelose Até Dia 10 de Janeiro

Data do post: 30/12/2015 18:23:23 - Visualizações: (1082)

Com o fim do prazo para vacinação contra brucelose, em bezerras bovinas e bubalinas, de 3 a 8 meses de idade encerrando nesta quinta-feira, 31, o produtor rural terá até o dia 10 de janeiro para declarar a vacina junto à Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), no escritório do órgão onde realiza a movimentação do rebanho.

ADAPECSegundo a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Carolina Silveira Ozorio Ribeiro, o Decreto Estadual 860/99 permite que os produtores declarem a vacinação dos animais até dez dias após o fim da campanha, porém, quem deixar de vacinar pagará multa no valor de R$ 5,32 por animal e/ou R$ 127,69 pela não declaração. Além disso, a ficha de movimentação do rebanho ficará bloqueada para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) até a regularização.

É importante ressaltar que a vacinação contra a brucelose é obrigatória, e no Tocantins, as bovídeas entre 3 e 8 meses devem ser vacinadas com a vacina Cepa B19. Já o produtor que não declarar esta vacinação no prazo, deverá utilizar a vacina RB 51, que é autorizada para animais acima de oito meses, mediante autorização de compra feita pela Adapec. O procedimento de vacinação dos animais deve ser realizado por médico veterinário ou auxiliar de vacinador cadastrados na Agência, posteriormente, o produtor rural deverá apresentar a nota fiscal e o atestado de vacinação no escritório da Adapec.

A diretora de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Regina Barbosa, disse que a expectativa da Agência é continuar batendo os recordes de vacinação contra brucelose nas fêmeas entre 3 e 8 meses de idade neste segundo semestre do ano. “Os produtores estão tomando consciência das perdas econômicas que esta doença traz e os riscos que ela causa à saúde humano, por isso, esperamos alcançar índices de cobertura vacinal acima de 90% como ocorreu no primeiro semestre”, ressaltou Regina.

Dados

No primeiro semestre de 2015 foram vacinadas 415.025 bezerras bovinas, alcançando 93,59% de índice vacinal. Já as bubalinas, das 523 em idade vacinal, 426 foram vacinadas. O Tocantins vem alcançando nos últimos anos índices de cobertura vacinal acima dos atingidos pelos outros estados da federação.

Fonte: ADAPEC