Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Profissionais da Rede Municipal de Ensino de Tocantinópolis Participam de Encontro do ProUca

Data do post: 17/09/2014 18:46:17 - Visualizações: (977)

Em continuidade aos trabalhos de capacitação aos educadores da Rede de Ensino Municipal, foi realizado um encontro presencial com os profissionais das Escolas Municipais e equipe do ProUca de Tocantinópolis.

Foto: Dirceu Leno / Ascom prefeitura de TocantinopolisO encontro aconteceu no Laboratório de Informática da Escola Municipal Alto da Boa Vista II, e tinha como público alvo, professores, gestores e supervisores da Rede Municipal de Ensino.

O encontro tinha como objetivo, apresentar as propostas das oficinas da etapa II, referente à parte 3 e sanar as dúvidas dos profissionais das escolas em relação às atividades a serem postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

No decorrer das atividades foram apresentadas oficinas, das quais utilizavam os recursos dos laptops do ProUCA. Entre as que foram ministradas estavam: “Ditado de imagem” que utilizou o Tux Paint; a “Luz, sombra e muita diversão”, que explorou a câmera do laptop; “Resgatando as minhas origens”, que usou o Labyrinth e câmera; “Identificando polígonos nos pontos turísticos de Tocantins”, onde foram exploradas também imagens de Tocantinópolis, que foi apoiada pelo recurso Writer + Tux Paint e “Quem canta seus males espanta”, onde foram utilizados vídeos e gravador de áudio do Laptop.

Além de ser uma cidade destaque na formação de educadores, o município de Tocantinópolis foi um dos municípios escolhidos para representar a formação PROUCA no documentário que está sendo criado, e que conforme anunciado prevê as seguintes ações: filmagens na escola, entrevista com tutor, entrevista com um aluno e família do aluno e entrevista com diretor escolar.

De acordo com a equipe de profissionais que participaram do evento, a mesma destaca que houve resultados significativamente positivos, pois todos os professores ficaram motivados com as possibilidades pedagógicas com o uso do laptop, e que esta é só mais uma ferramenta para enriquecerem suas aulas e aprimorar os conhecimentos dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

O ProUca é um programa do Governo Federal que disponibiliza a professores e alunos de escolas públicas brasileiras computadores portáteis, os chamados laptops educacionais. O objetivo é promover a inclusão digital pedagógica e o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem. No Tocantins, o programa é vinculado à Universidade Federal do Tocantins por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex), que oferece capacitação aos professores para a utilização da tecnologia.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Tocantinópolis