Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Instituições de Ensino de Tocantinópolis Comemoram Dia Nacional da Consciência Negra

Data do post: 20/11/2014 23:18:28 - Visualizações: (1843)

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o Centro de Ensino Médio Girassol de Tempo Integral Darcy Marinho juntamente com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizou na manhã desta quinta-feira (20), uma passeata alusiva ao Dia.

Imagem do site www.tocnoticias.com.brDurante esta semana estarão sendo desenvolvidas diversas ações educativas sobre a igualdade racial e ao fim do racismo. A proposta é trabalhar a data, incluída no calendário escolar das instituições de ensino.

Compõe a programação da VIII Semana da Consciência Negra da UFT apresentações, palestras, minicursos, oficinas, exposição de filmes. O objetivo é abortar temas e reflexões, como também resgatar a história da África, tradições e costumes da cultura afro-brasileira e a luta dos negros no Brasil. O evento é organizado pelos professores e alunos da Universidade.

Já a programação do CEM Darcy Marinho também inclui palestras, apresentações culturais, danças, peças de teatros, desfiles e vendas de comidas típicas na quadra da escola.

Foto: Dirceu LenoDe acordo com o professor da UFT, Dr. João Batista de Jesus Felix, o grande desafio do trabalho é envolver a comunidade e as instituições de ensino no resgate das tradições e na valorização da diversidade étnico-racial e cultural do povo africano. “A cada ano nossa caminhada fica melhor. É gratificante ver que temos uma adesão maior da comunidade. Mais isso não é o bastante, deve-se haver por parte das demais escolas uma adesão conjunta a este dia tão especial para o Brasil”, afirma.

CEM Darcy Marinho

(Dia 20/11) - 08h – Caminhada com saída do CEM DARCY MARINHO, percorrendo as ruas da Cidade, com parada para pronunciamentos em frente à UFT e em seguida entoação ao Hino Nacional Brasileiro em frente ao Banco do Brasil e retorno à escola.

Foto: Dirceu Leno10h – Palestra com a Professora da UFT Karina, Sobre o mês da Consciência Negra.

13h – Roda de conversa com orientação da Professora Karina e alunos do PIBID - UFT. Durante todo o dia haverá exposição de objetos africanos e indígenas.

(Dia 21/11) 18h – Apresentações culturais, danças, teatros, desfiles, e comidas típicas na quadra da escola. De acordo com a equipe organizadora, o evento é aberto toda a comunidade.

UFT Câmpus de Tocantinópolis

(Dia 21/11) – 8h às 11h – Palestra: “Centenário de Carolina de Jesus”, ministrada pelo Prof. Dr. Fábio Cárdias Gomes, da UEMA de Imperatriz. Mediadora: Luciene Reis Silva, discente do curso de Pedagogia e membro fundadora do NEAF/UFT.

Foto: Dirceu Leno- 14h às 18h – Sessão de apresentação oral de trabalhos científicos/Comunicações. Oficinas e Minicursos.

- 19h às 22h – Palestra: “Centenário da Abdias do Nascimento e 70 Anos de Fundação do Teatro Experimental do Negro”, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Evani Tavares Lima.(Pós-doutorado na Unicamp) Mediador: Juliane Gomes de Sousa, discente do curso de Pedagogia e membro fundadora do NEAF/UFT.

(Dia 22/11) – 18h às 21h - Cineclube da UFT em Tocantinópolis, exibição do filme: “Ganga Zumba Rei dos Palmares”. Debatedores: Enilma Nunes Souza, discente do curso de Pedagogia e Prof. Msc. Joedson Brito dos Santos, docente do curso de Pedagogia.

Abaixo Discurso da Diretora da UFT durante a passeata:

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis