Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

CAPS de Tocantinópolis Realiza Palestra Sobre o Câncer de Próstata

Data do post: 27/11/2014 16:17:27 - Visualizações: (1202)

Usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) participaram na manhã da última sexta-feira (21), de uma palestra para comemorar o “Novembro Azul”, mês mundial de combate ao câncer de próstata e diabetes.

Foto: Dirceu LenoO CAPS é uma unidade especializada na recuperação de pacientes, onde presta serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas.

Durante a palestra, os enfermeiros Rafael Pinheiro e Maria Vandecy Soares explanaram várias orientações sobre o câncer de próstata, destacando a gravidade da doença bem com a necessidade de estar fazendo o exame, frequentando regularmente o posto de saúde e tirando eventuais dúvidas com o médico. “A maneira mais fácil e eficaz contra a doença é fazendo o exame. Muitos têm medo de se submeterem ao exame, mas é preciso lembrar de que é por uma causa justa que envolve a prevenção e principalmente a saúde do homem”, destaca a enfermeira Maria Vandecy.

Os aposentados Sebastião Umbelino Rodrigues, 82 anos e José Pereira de Brito, 61 anos, afirmaram em depoimento que nunca se atentaram a fazer o exame, em desfavor a isso, acabou provocando um câncer na próstata. “Façam o exame de toque ou de sangue para ser diagnosticado o mais cedo possível. O câncer de próstata é uma doença muito grave. Sofri muito quando estava em tratamento. É muito triste, temos que pedir muito a Deus para que isso nunca aconteça com vocês e não se esqueçam de irem ao médico sempre”, declarou José Pereira.

Foto: Dirceu LenoO professor da Academia da Melhor Idade, Airton Santos destacou que a prática de atividades físicas colabora para uma boa saúde bem como previne contra várias doenças. “Vários tipos de doenças podem ser evitadas com a realização de atividades físicas, o importante é estar sempre se movimentando. Alguns homens tem medo de procurar atendimento médico, por isso as mulheres são consideradas bem mais preocupadas em relação à saúde, devido estarem sempre se cuidando e realizando exames. Homens, se preocupem com a saúde de vocês, fazer sempre consultas periódicas com o médico. Fazer uma caminhada de pelo menos 30 a 45 minutos por dia, pois até o fator psicológico altera a forma da atividade física, ou seja, focar sempre no objetivo. Destaco ainda, essa bela iniciativa de conscientizar os homens, pois esta tarefa não é fácil, parabenizo esta ação e todos os esclarecimentos aqui abordados”, comentou.

O câncer de próstata é uma doença que atinge os homens em maior escala quando comparado ao índice em que o câncer de mama atinge as mulheres. Um dos principais fatores, além da falta de informação propriamente dita, ainda é o preconceito com o exame de toque retal, assunto que muitas vezes vira motivo de piadas entre alguns homens.

Com as diversas campanhas educativas realizadas pelas Unidades de Saúde durante o “Novembro Azul” e também o esforço da Secretaria Municipal de Saúde no combate ao câncer de próstata, felizmente estes números estão mudando, e o homem está cada vez mais buscando orientação.

Mesmo assim, ainda estima-se que 1 a cada 6 homens ainda terão câncer de próstata durante sua vida, e 1 a cada 34 ainda morrerá da doença. Apesar das estatísticas ainda não muito animadoras, sabe-se que 9 a cada 10 casos tem chances de cura, desde que diagnosticada precocemente, o que reforça ainda mais a busca e o incentivo das campanhas em apoio ao combate e prevenção precoce desta doença, assim como é com o câncer de mama para as mulheres.

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis