Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Documentário Padre João da Boa Vista de Hélio Brito Já Pode ser Assistido na Internet

Data do post: 21/01/2015 00:39:45 - Visualizações: (3000)

Apresentado oficialmente em Tocantinópolis em Dezembro de 2013 no auditório do Campos da UFT, o documentário conta um pouco sobre o Cônego João Lima,  político tocantinense que se tornou uma lenda em toda a região tocantina, na primeira metade do século XX.

Foto Reprodução YoutubeO documentário começou a ser filmado em janeiro de 2012 e teve suas gravações concluídas em agosto de 2013.  Previsto para ser um curta-metragem de 20 minutos, a riqueza do tema levou o produtor a alongar o filme, visto que um curta seria muito pouco para um conto tão rico, que abrange 60 anos de história dessa região do Brasil, indo de 1900 a 1960. Padre João faleceu em 1947, aos 78 anos de idade. Seus restos mortais estão depositados na cripta da bela Catedral de Tocantinópolis (antiga Boa Vista), ao lado de outros religiosos importantes da rica história dessa cidade.

O filme de mais de 40 minutos, mostra alguns cenários de Tocantinópolis com contos através de Foto Reprodução Youtubeentrevistas de Ney Walcácer Alves de Oliveira, professor e escritor. Ribamar Marinho, ex-prefeito de Tocantinópolis e filho do ex-deputado Darci Marinho. Darci Coelho, ex-deputado federal. Além de alguns moradores antigos de Tocantinópolis, como o comerciante Zé dos Padres e o senhor Sebastião Umbelino Rodrigues o conhecido "Sebastião Sombra da Noite".

Sobre o Diretor Hélio Brito

Hélio Brito. Tocantinense nascido em  Porto Nacional. Produtor de filmes publicitários, radicado em Palmas-TO, desde 1997. Estudou História na Universidade Católica de Goiás e Filosofia na Universidade Federal de Goiás. Em Goiânia, nos anos 1980, foi vice-presidente da ABD-GO (Associação Brasileira de Documentaristas) e Presidente do CineClube Antônio das Mortes, uma entidade de Foto Reprodução Youtubeexibição, estudos e experimentações cinematográficas, criadas por alunos da Universidade Federal de Goiás. Nesse tempo criou e dirigiu alguns curtas-metragens experimentais, em Super 8mm e 16mm.  De volta ao Tocantins em 1990, fundou a primeira Produtora de Video deste estado, a bemTVideo Produções. Nos anos 2000 produziu e dirigiu três documentários vencedores do DOCTV no Tocantins, exibidos em rede nacional de televisão. Em 2007 produziu e dirigiu o  primeiro longa-metragem de ficção realizado na região tocantina. Nos últimos 20 anos criou e dirigiu centenas de documentários e comerciais nos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Distrito Federal.

A filmografia de Hélio Brito conta com documentários de sucesso como:

Conceição My Love (curta, 1983);

Cinzas da Quarta-feira (curta, 1984);

Foto Reprodução YoutubeSalve-se Quem Puder (curta, 1988);

Cadê Profiro? (média, 2004). DOCTV;

Tocantins Rio Afogado (média, 2005). DOCTV;

Corpos Perdidos Na Estrada (longa, 2007);

Ligeiramente Grávidas, Uma Transa Brasiliana (média, 2009). DOCTV;

Belém-Brasília, Histórias & Riquezas (curta, 2011);

Padre João da Boa Vista (2013).

OBS: Todos esses filmes estão disponíveis no site “YouTube”.

Assista Abaixo o Documentário na ìntegra:

Fonte: Roberlan Cokim/Redação do Tocnoticias