Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) Deve Ser Implantado em Tocantinópolis

Data do post: 22/01/2015 21:05:32 - Visualizações: (1161)

O Estado do Tocantins deve ampliar de 18 para 28 o número de polos de Educação a Distância estruturados nos municípios em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) - um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária.

Foto: DivulgaçãoCom a finalidade de proporcionar acesso ao ensino superior e à requalificação do professor em outras disciplinas, o Governo do Estado oferece toda infraestrutura necessária para que os cursos sejam realizados, como por exemplo, prédios, mobiliários, computadores, internet, bolsas para coordenadores e tutores. Segundo o presidente da Agência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, George Brito, a previsão inicial é que os 10 novos polos sejam implantados nos municípios de Colinas, Tocantinópolis, Natividade, Palmeirópolis, Paraiso, Miracema, Formoso do Araguaia, Pindorama, Araguaçu e Augustinópolis.

Até o momento, no Tocantins foram ofertados 11 cursos de graduação e oito cursos de pós-graduação lato sensu nesta modalidade. Os polos contam hoje com 3.020 estudantes matriculados em 20 cursos voltados para a educação, gestão e administração pública.

Os cursos são ofertados pelo Estado juntamente com a Fundação Universidade do Estado do TocantinsFoto: Divulgação (Unitins), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e universidades parceiras. Professores que atuam na educação básica, dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica do Estado e municípios formam o público-alvo dessa iniciativa.

“A educação a distância tem sido um instrumento para chegar a rincões onde a educação presencial não tem conseguido. Hoje nós temos polos em cidades nas quais dificilmente nós teríamos um campus universitário. E o Estado faz um papel importante de manter esses polos e trazer parcerias com as instituições, seja de dentro ou de fora do Estado, para que os cidadãos consigam ter acesso para se formar na graduação, curso técnico e pós-graduação”, destaca George Brito.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Tocantinópolis