Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Preso Jovem Que Pichou Portão Ameaçando o Delegado de Polícia de Tocantinópolis

Data do post: 22/01/2015 22:01:51 - Visualizações: (6301)

Maurício Barbosa da Silva de 18 anos, foi preso na manhã desta quinta feira (22), apenas um dia depois de ter saído a noite pichando vários prédio públicos e particulares na cidade.

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brA audácia de Maurício que já tem passagem pela polícia por tráfico de drogas quando ainda era menor foi tanta, que o mesmo pichou primeiramente o portão da Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher, Criança e Adolescente onde escreveu "Vai Morrer Dr. Tiago" e seguidamente foi para a igreja que fica a cerca de 100 metros da delegacia fazendo insígnias como a "Cruz Suástica" que também é o símbolo do Nazismo e a "Cruz de Nero" que significa "A Paz Sem Cristo", além da "Estrela de Davi", o símbolo "Yin Yang" e uma cruz na parede da frente na Catedral Nossa Senhora da Consolação, a Igreja Matriz de Tocantinópolis que é tombada como Patrimônio Público do Estado do Tocantins.

Dando continuidade em seu ataque, Maurício pichou um muro ao lado da igreja, depois passou para o muro do Colégio Dom Orione onde escreveu as iniciais "PDC" que segundo ele mesmo decifrou significa "Pode Crê", e também "ABVI", em menção ao Bairro Alto da Boa Vista I, onde moram a maioria dos jovens da turma do qual ele diz fazer parte, conhecidos como "Os Kbeças".

Imagem do Site www.tocnoticias.com.br

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brNa Rua XV de Novembro, ele pichou a parede de um imóvel localizado em frente a Panificadora Nova Aliança, a vidraça de um local onde funciona uma Xerox, e de frente a vidraça da Residência da Senhora Edmê, mãe do vice prefeito da cidade Eurivaldo Gomes, e como encontrou o caminhão de uma Auto Escola, completou o nome adesivado na carroceria onde tinha "Escola", ele colocou "do Diabo", e no para brisa de uma van da mesma Auto Escola escreveu "Aprendiz". Já na Rua Professor Virgílio o infrator caiu na besteira de atacar as vidraças de um prédio e lá a casa literalmente caiu, pois no local existe um sofisticado sistema de câmeras de segurança de alta resolução instaladas que flagrou o momento do ataque.

Não contente, na mesma rua, o meliante pichou o portão de uma residência onde escreveu "1997 D.C", e mais na frente escrevendo em um muro de uma residência na esquina da Rua Professor Virgílio com Rua Goiás e mais adiante pintou o portão do depósito do Supermercado Netão onde escreveu: "WooHoo Filho da Puta", e finalizando o ataque, pintou a porta de vidro de uma loja de roupas na Praça Darcy Marinho onde escreveu "70%" e por ultimo, mais um portão de uma loja na Avenida Nossa Senhora de Fátima que fica ao lado da loja de eletrodomésticos Eletrosat.

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brApós o ataque com tons de ameaça, a equipe de agentes com a participação do próprio delegado Dr. Tiago se dividiu e foram atrás de pistas e ao analisarem algumas imagens das câmeras de segurança de locais por onde o meliante passou, chegaram ao autor que estava hospedado em um hotel no centro da cidade, onde sua mãe trabalha.

Maurício que estava residindo em Palmas, foi preso quando se encontrava no meio de sua turma, os denominados "Kbças", na Praça Cinira Miranda no Bairro Alto da Boa Vista II, e no momento da abordagem não reagiu, sendo levado até o quarto onde estava hospedado e lá os agentes da PC encontraram a camisa que ele vestiu na noite da pichação, além das duas latas de spray nas cores dourado e branca ainda com restos de tintas, o que indica que Maurício pensava em atacar novamente.

Foto Reprodução FacebookApós o interrogatório, a polícia descobriu que o infrator também havia quebrado cerca de oito hidrômetros (medidores de consumo de água), de algumas residências em diversas ruas da cidade, isso no mesmo dia da pichação, porém bem antes, que segundo ele mesmo confessou, foi quando voltava do Alto da Boa Vista onde também estava com sua turma de amigos.

O acusado já tem passagem pela polícia quando ainda tinha 17 anos de idade ainda em 2013. Barbosa havia sido preso após sua própria mãe tê-lo denunciado por estar vendendo maconha na sua residência enquanto a mesma trabalhava, na época o Delegado Dr. Tiago fez pessoalmente o flagrante juntamente com alguns agentes e com Maurício foram detidos outros menores.

Após a prisão do acusado, o Delegado Regional Dr. Tiago Daniel, nos concedeu uma entrevista onde falou da ação que fez com que Maurício fosse encontrado.

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brQuando perguntado como havia sido a ação conjunta que fez com que eles chegassem ao acusado Tiago respondeu: "A partir do momento que nós tomamos conhecimento do crime, a Polícia Civil de um modo geral, escrivães, agentes, administrativos, todos se empenharam pra gente tentar localizar e identificar essa pessoa. Em primeiro instante a gente saiu em busca de imagens que pudessem identificar a pessoa e sem parar, incessantemente, fomos atrás de informações, conseguimos descobrir qual que era a roupa utilizada por ele, era uma camisa branca com listras vermelhas e o objeto que ele utilizou para as pichações foi um spray dourado e um spray branco de várias pichações que ele fez, inclusive na igreja, na catedral, em vários prédios particulares, sem falar na delegacia onde ele faz uma ameaça. E a partir dessas informações, além das informações constantes nos hidrômetros que foram quebrados, a gente conseguiu traçar uma rota que ele percorreu no dia dessa sequência criminosa, nesse crime continuado e através das imagens nós conseguimos identificar a pessoa responsável, fomos até onde ele está morando e conseguimos localizar a camiseta que ele usava no dia, e a partir desse momento identificamos a pessoa, fomos até onde ela estava, fizemos a detenção dele, onde ele foi preso em flagrante e o conduzimos à delegacia, ele indicou onde estariam os sprays utilizados na pichação, a gente recolheu a camiseta, os sprays e trouxemos à delegacia para fazer os procedimentos necessários". Explicou o Delegado.

Perguntamos ao Delegado quais seriam os crimes que o acusado iria responder e Tiago disse: "Ele vai responder pelo crime de pichação de prédios urbanos, pichação de prédio tombado pelo valor histórico cultural, no caso a catedral, vai responder pelo crime de ameaça, vai responder pelo crime de dano qualificado, tendo em vista que atingiu uma empresa prestadora de serviços públicos".

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brTocnoticias: Ele vai ficar preso?

Dr. Tiago: "Vai ficar preso, em razão da soma de crimes por ele praticado torna-se inafiançável o crime, e assim que a gente terminar o procedimento ele vai ser recolhido à prisão".

Tocnoticias: O senhor acha que a ameaça que ele fez, pichando o muro da delegacia, tinha alguma coisa pessoal contra o senhor ou foi só mesmo pra desafiar?

Dr. Tiago:  "Eu acho que não, até porque fazia tempo que ele não estava na cidade, eu não tenho procedimento atual nenhum contra ele, o que acontece é que ele é amigo de um grupo que estava sendo investigado a alguns meses e acredito que talvez ficou um certo ressentimento e quiseram mostrar que poderia tentar intimidar ou fazer alguma coisa pra tentar tirar o foco de outras investigações".

Tocnoticias: Então Doutor Tiago, o recado está dado, se aprontar a polícia está pronta pra pegar?

Dr. Tiago: "A gente está sempre alerta, a Polícia Civil está sempre alerta, somos uma equipe, não sou apenas um, somos uma equipe, e na hora que um precisa de ajuda todos se juntam pra se ajudar e sempre que alguém quiser desafiar a justiça, a polícia ou qualquer outro órgão do Estado, estaremos sempre prontos e vamos dar a resposta o mais rápido possível".

Assista no Vídeo Abaixo a Entrevista com o Delegado:

Fonte: Roberlan Cokim/Redação do Tocnoticias