Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Mesa Brasil Sesc Distribuiu 900 Mil Quilos de Alimentos em 2014

Data do post: 23/01/2015 10:31:42 - Visualizações: (701)

O Mesa Brasil Sesc, no Tocantins arrecadou e distribuiu 900 mil quilos de alimentos no ano passado. Por meio de várias ações de arrecadamento e distribuição de alimentos, mais de 17 mil pessoas foram atendidas em parceria com 300 instituições cadastradas no Programa em todo o Estado. E além de Palmas, Araguaína e Gurupi, mais 13 municípios foram contemplados com ações do Mesa Brasil em 2014.

Sesc TocantinsDe acordo com a coordenadora do Programa Mesa Brasil Sesc Tocantins, Any Sandra Mendonça, para este ano de 2015 a meta é de que o Mesa Brasil distribua mais de1 milhão e 400 mil quilos de alimentos.

Histórias de doação

A voluntária do Mesa Brasil Sesc, em Palmas, Dalva Gomes de Sousa Rodrigues, começou a participar do Programa no ano passado e diz que não vai parar mais. Com 60 anos, natural de Itambacuri, Minas Gerais, reside na Capital desde o ano de 1993. Mãe de 7 filhos mas, como ela mesma disse, “Deus só me deixou com 2 atualmente”, é avó de 8 netos. Falar sobre o Programa para ela, é sempre motivo de alegria e sentimento. “Eu acho uma coisa muito importante, ajuda muito, a mim e às pessoas que necessitam”, afirmou.

“Às vezes, a gente sai dos lugares chorando, vendo pessoas tão necessitadas”. Esse é parte do depoimento de Maria de Almeida Vargas Tenório. Presidente da Associação Educacional e Beneficente Evangélica (Aebe), instituição criada em 1990 em Paraíso do Tocantins, e transferida para Palmas no ano de 2002, Maria Tenório afirma que a Aebe possui um cadastro de 180 pessoas junto ao Mesa Brasil Sesc. Dentre os setores que a Associação atende com as doações de alimentos, estão o Morada do Sol, Santa Fé, Aureny IV, Luzimangues, Boa Vista, além do centro da Capital. “A importância desse trabalho quem sabe é o povo da periferia. É um trabalho gratificante. A gente faz muito pouco”, afirma com uma tranquila humildade, Maria Tenório. “No final do ano passado, encontramos uma mulher com 10 filhos e esperando mais um na barriga. Fizemos uma cesta caprichada para ela”, revelou.

Quem, o quê e como doar

Podem fazer as doações indústrias de alimentos, centrais de distribuição, supermercados, armazéns, redes varejistas, associações de produtores rurais, postos de combustíveis, gráficas, empresas de embalagens, empresas de transporte, dentre outras.

Os alimentos que podem ser doados são: águas e sucos, carnes e derivados, enlatados e conservas, frutas, legumes e verduras, frios e laticínios, grãos e cereais, pães e massas.

Os produtos a serem doados são: produtos de limpeza e higiene pessoal, utensílios culinários, roupas e brinquedos.

Os serviços que podem ser fator de doação são: combustível, cessão de espaços, divulgação, embalagens, serviços gráficos, transporte, trabalho voluntário em atividades operacionais, administrativas e educativas.

Somente não podem ser doados refeições prontas, doces e pães com recheios cremosos e alimentos com embalagens danificadas ou com data de validade vencida.

Ação cidadã

Doar ou se doar para as ações do Mesa Brasil Sesc além de ampliar as ações de responsabilidade social e cidadania corporativa, diminui os custos com descarte de produtos foram dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para o consumo.

Além disso, os alimentos doados têm isenção do ICMS, conforme o Decreto 41.374, de 30/01/2002, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O doador, seja pessoa física ou jurídica, recebe como retorno a divulgação das ações sociais desenvolvidas nos canais de mídia do Sesc e demais parceiros. Tem ainda acesso a relatórios e informativos de prestação de contas e a participação em ações educativas sobre temas de interesse do doador.

Sobre o Mesa Brasil

O projeto Mesa Brasil é um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável que redistribui alimentos excedentes próprios para o consumo ou sem valor comercial, direcionado a prestação de serviços às comunidades carentes e tem como principal objetivo integrar empresas, instituições e voluntários, num esforço ímpar de diminuição das carências nutricionais e desperdício de alimentos.

O Mesa Brasil Sesc estabelece, em conformidade com o doador, o local, os dias e horários para a retirada da doação. O Programa avalia a qualidade dos alimentos e os transporta até o público beneficiário, sob condições adequadas ao consumo dos mesmos. O Mesa Brasil Sesc possui uma equipe técnica operacional qualificada para executar com eficácia a retirada e distribuição da doação. Além disso, acompanha e monitora as ações. As unidades do Mesa Brasil Sesc encontram-se hoje nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi.

Fonte: Sesc Tocantins