Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Inaugurada as Reformas do Fórum de Tocantinópolis

Data do post: 26/01/2015 19:58:14 - Visualizações: (2938)

Segundo a placa da obra, a reforma do Prédio do Forum Central da Comarca de Tocantinópolis custou R$ 364.218,33, e foi inaugurada nesta segunda feira (26), pela manhã com a participação de vários magistrados, integrantes da justiça, autoridades políticas e participantes da própria comunidade.

Foto: Dirceu LenoO Fórum recebeu uma reforma completa onde foram feitas a troca do telhado, ampliação de salas, banheiros, pinturas e demais melhorias que irão garantir uma estrutura adequada e digna a prestação jurisdicional.

A própria presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente, que na ocasião estava acompanhada do vice-presidente do TJ, desembargador Moura Filho e do diretor do Foro, juiz Ariostenes Guimarães Vieira.

"Concluímos hoje mais uma meta de uma gestão voltada à priorização e valorização da primeira instância. Buscamos assim, uma Justiça democraticamente acessível, menos burocrática e,sobretudo, depositária da irrestrita confiança de nossos jurisdicionados", afirmou a desembargadora Ângela Prudente em seu discurso. (Assista o discurso na íntegra no vídeo abaixo)

O juiz e diretor do Foro, Dr. Arióstenes Guimarães ressaltou em sua fala que a reforma atende aos anseios da Comarca, que está entre as mais tradicionais do Estado. História que foi ressaltada pelo diretor do Foro ao falar da importância da obra. "A reforma do Fórum de Tocantinópolis transcende o aparato burocrático administrativo e representa um ato singular para a sociedade", afirmou o juiz. Veja o Discurso no Vídeo Abaixo:

Quem também discursou no evento de reinauguração foi o prefeito da cidade sede da comarca Fabion Gomes, que em sua fala disse: "Eu também estou emocionado como está o Dr. Arióstenes, nós gestores de uma forma ou de outra quando se faz uma inauguração a gente se emociona, e eu tenho certeza que o Dr. Arióstenes, Dr. Helder e o Dr. Erivelton fizeram um lobby muito grande para que se fizesse essa reforma, porque já estava passando da hora". Disse Fabion.

Em outro trecho o prefeito citou que o prédio reformado dignificaria o trabalho dos juízes e demais servidores da justiça além de elevar a auto estima no sentido do trabalho. No final de sua fala Fabion fez questão de homenagear o Juiz Dr. Luis Otávio de Queiroz Fraz, lembrando que o mesmo quando passou por Tocantinópolis fez muitos amigos e lembrou a todos que o magistrado está lançando um livro de causos acontecidos e narrados por ele na região. Assista o discurso abaixo:

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brO Deputado Estadual José Bonifácio foi um dos que também discursou no evento e em seu pronunciamento o deputado lembrou que o Fórum havia sido implantado na época do então prefeito Ribamar Marinho e José Sabóia, citando que os dois gestores naquela época sacrificaram naquele prédio muitos anos dos fatos recursos do município na época, tornando aquela construção a maior expressão da justiça no norte do setentrião de Goiás.

"Hoje estamos aqui ao sabor do ar condicionado, a sociedade toda engalanada, vibrando com nossas conquistas que vieram do passado, estamos em estado de êxtase, essa êxtase construída a duas penas com sangue, suor e alguns momentos de lazer com algumas cervejas 'Sangue, suor e cerveja'". Relatou Bonifácio que arrancou risos da plateia presente. Assista logo abaixo:

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brRepresentando a Ordem dos Advogados do Brasil, discursou no evento o Dr. Renato Jácomo que em discurso disse que não poderia deixar de comparecer aquele dia festivo que a justiça de Tocantinópolis estava recebendo aquele presente das mãos da desembargadora presidente, que é a reforma do prédio do Forum.

"A ordem dos advogados é parceira da justiça, advogados particulares, advogados privados que fazem uma advocacia graciosa, advocacia que lhe dá o rendimento para o seu sustento, se sente feliz de encontrar aqui um prédio novo, pinturas novas, salas enormes que foram reformadas e tudo isso foi feito para atender o nosso povo, para atender os serventuários da justiça que são aqueles que impulsionam o andamento dos processos nas comarcas", Ressaltou Dr. Renato. Assista o discurso no vídeo abaixo:

Quem também falou na cerimônia quebrando o protocolo foi o vice presidente do TJ, Desembargador Moura Filho que em sua fala disse: "Quero dizer, que muitos são chamados, mais poucos são escolhidos, e eu tive a sorte de ser chamado e escolhido quando recebi da presidente Ângela o convite para ser seu vice. Aceitei sem nenhuma dúvida porque eu sabia a quem eu estaria servindo". Moura Filho lembrou ainda aos presentes que esta era a segunda vez que ele é vice presidente e finalizando proferiu: "Eu estou muito feliz aqui, e quero dizer aos senhores também que toda família minha do lado materno foi nascida aqui em Tocantinópolis, minha mãe, as irmãs, meu avô paterno residiu aqui muitos anos na época do Padre João que tem uma história longa que ele participou. De forma que eu fico feliz de estar aqui presente e mais ainda pelas palavras da nossa presidente, muito obrigado". Assista logo abaixo:

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brHomenagens

A presidente do TJ ainda entregou ao juiz Ariostenes Guimarães e a servidora Dleuce Andrade Coelho de Sousa placas de homenagens pela dedicação e apoio durante o andamento da reforma no Fórum. A solenidade ainda teve a participação especial da Banda Municipal de Tocantinópolis, formada por crianças de 11 a 18 anos, uma sinfônica jovem. O grupo é coordenado pelo  Maestro Dário Cardoso e mantido integralmente pelo município.

Dispositivo de honra

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brAlém das autoridades que fizeram uso da palavra integraram o dispositivo o presidente da Câmara de Vereadores de Tocantinópolis Zulias Parente, o promotor de justiça Eurico Greco Puppio,  a defensora pública Aline Mendes de Queiroz e o neto primogênito de Alcides Bandeira, que dá nome ao Fórum, Cezarino Augusto César Pereira Sobrinho. A cerimônia de entrega da obra ainda foi acompanhada pelos juízes integrantes da Comarca Erivelton Cabral Silva e Helder Carvalho Lisboa, pelo juiz da Comarca de Palmas Luís Otávio de Queiroz Fraz, que foi titular em Tocantinópolis por mais de dez anos, pela juíza auxiliar da Presidência, Silvana Parfieniuk, além de diretores do Tribunal de Justiça e diversas autoridades locais.

Fonte: Roberlan Cokim com Informações do TJTO