Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Em Tocantinópolis, Trepadeira com Flores Vermelho Intenso Chama a Atenção Pela Beleza Exuberante

Data do post: 26/03/2015 08:44:30 - Visualizações: (7304)

"Nossa, como esse enfeite ficou lindo!" Essa é a frase que a senhora Deuzélia Bandeira Gomes de 70 anos, moradora da Rua Giuliano Moretti em Tocantinópolis mais ouve quando recebe uma visita em casa.

Imagem do site www.tocnoticias.com.brImagem do site www.tocnoticias.com.brPorém, a feliz moradora explica que aquilo se trata de flores de uma linda trepadeira chamada "Jade" (Mucuna Bennet), que segundo explicações da senhora Deuzélia, a muda foi conseguida na cidade de Goiânia (GO).

Quem passa na porta e ver através do portão ou realmente vai visitar a casa onde a senhora Deuzelia mora com seu esposo Valério Gomes, se espanta com tamanha beleza na área da residência, é preciso chegar perto para se ter a certeza de que não são apenas ornamentações colocadas no local, e de perto ainda se duvida, porém, a exuberante planta originária da Nova Guiné e Oceania, realmente intriga até mesmo se aproximando.

As folhas da planta são trifoliadas de cor verde brilhante e as inflorências surgem na primavera e são pendentes, longas e muito, mais muito vistosas mesmo, de uma cor vermelha brilhante e o formato de cada flor lembra o bico de um pássaro.

Imagem do site www.tocnoticias.com.brDeuzélia nos relatou que as vagens aparecem no verão, e dentro delas contém curiosas sementes parecidas com hamburguers, mas estas são de difícil  germinação pois a cultivadora disse que já tentou de tudo para fazer mudas e ajudar a espalhar essa beleza em outros cantos, mais até agora ainda não conseguiu.

“Eu vi na internet uma tática que estou tentando aqui também, a gente envolve um broto da planta em um pano que geralmente fica úmido para ver se este se desenvolve a ponto de se fazer uma mudinha, mais ainda não sei se vai dar certo". Explicou a sorridente senhora.

O mais curioso no caso da trepadeira plantada na área da residência do casal é que segundo consta informações sobre a belíssima planta, esta deve ser plantada sob sol pleno e em solo fértil que deve ser enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente, e na casa de Dona Deuzélia, a planta se desenvolveu e bem sobre a sombra da área da residência, o que mostra que a proprietária tem o difícil dom do cultivo e vive em harmonia com a natureza.

Imagem do site www.tocnoticias.com.br

Fonte: Roberlan Cokim/Redação do Tocnoticias