Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Empresário de Araguaína Assassinado é Citado em Reportagem do "Fantástico" Sobre Fraude em Distribuição de Terras

Data do post: 05/01/2016 12:27:47 - Visualizações: (1792)

O programa Fantástico da Rede Globo exibiu nesse domingo (03), uma reportagem especial com o tema “O Golpe da Reforma Agrária" que abordou indícios de fraudes na liberação de terras no Brasil.

Foto: Reprodução FantásticoA reportagem citou como irregular a concessão de uma propriedade rural para um empresário de Araguaína (norte do Tocantins) que acabou assassinado dois anos depois da posse.

De acordo com a apuração feita pela Rede Globo, o benefício obtido por Vágner Milhomem é irregular, isso porque ele não se enquadrava nos requisitos para obter a terra por meio do programa de reforma agrária do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

O empresário que atuava no ramo de autopeças, recebeu a concessão da terra em 2010, nessa época ele já era um homem rico. Dois anos depois ele foi assassinado (um crime que continua sem solução) e a terra continuou no nome dele até 2014, quando a posse passou para a viúva.

Vale ressaltar que só pode obter o benefício, quem é trabalhador rural que não tenha sítio ou chácara, a renda familiar não pode passar de três salários mínimos e além disso, marido e mulher dos beneficiados não podem ser funcionários públicos ou donos de empresas.

A Controladoria-Geral da União (CGU) promete apura este e outros casos exibidos na reportagem. A CGU indica que há 76 mil lotes com indícios de fraude. Esse número representa 8% do total de terras distribuídas pelo Incra nos últimos 20 anos.

O Empresário

Vágner Milhomem tinha 44 anos quando foi morto a tiros em dezembro de 2012, em Araguaína. A reportagem do Portal O Norte fez uma cobertura exclusiva da morte do empresário que teve repercussão em todo o Estado.

Milhomem foi assassinado enquanto caminhava na Avenida Santos Dumont, uma das principais vias da cidade. Ele foi atingido por 4 disparos na cabeça. Antônio Rosa (de 34 anos), irmão do atual vice-prefeito de Araguaína Fraudineis Fiomare, chegou a ser preso suspeito de envolvimento no crime.

Fonte: Portal O Norte