Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Polícia Militar - 27 Anos Servindo ao Tocantins

Data do post: 05/01/2016 18:31:00 - Visualizações: (2592)

Em 1º de janeiro de 1989 era assinada a Medida Provisória nº 001, que definia a estrutura organizacional básica do Poder Executivo do Estado e inseria a Polícia Militar no seu organograma geral. Desde então, o Tocantins passou a contar com o serviço de segurança pública de um dos órgãos de maior destaque desde sua criação.

Ascom PMTOConsiderada uma das polícias militares de maior confiança por parte da população, dado obtido em pesquisa nacional, a Polícia Militar do Tocantins é composta por um Órgão de Direção, sendo o Comando Geral, cujo Comandante Geral atual é o coronel Glauber de Oliveira Santos, e o Estado Maior, chefiado pelo coronel Edivan de Jesus Silva. Também é integrada por Órgãos de Apoio, Órgãos Especiais e de Execução, este último constituído pelas Unidades Operacionais como Batalhões de Polícia Militar, Companhias Independentes, Companhias Destacadas, Pelotões, Destacamentos e Sub-Destacamentos.

Inicialmente a Polícia Militar contava com um efetivo de 1.137 policiais do estado de Goiás, que atuava nesta região, os quais optaram por ficar no novo Estado. A primeira turma de soldados concursada no Tocantins formou-se em 09 de novembro de 1989, com 122 militares. Já em 2003 foi iniciada a formação da primeira turma de oficiais em solo tocantinense.

Ascom PMTOA primeira sede do Quartel do Comando Geral - QCG foi instalada na capital provisória -- Miracema do Tocantins, na Rua Maranhão, onde atualmente funciona a sede da 6ª CIPM – Companhia Independente da Polícia Militar. No dia 17 de abril de 1990, após a instalação na capital definitiva do Estado, o Comando Geral da Polícia Militar, acompanhando a sede do Governo, mudou-se para Palmas, na Avenida NS-2 (antigo prédio do Dertins). O QCG passou por mais dois lugares, até ser instalado na sua sede definitiva, em 21 de abril de 2002, localizada na Avenida LO-05, Quadra AE 304 Sul, Lote 02.

E para comemorar os 27 anos de implantação, ao longo do mês de janeiro, a Polícia Militar publicará uma série de matérias especiais com fatos e curiosidades que marcaram a história da gloriosa, como é respeitosamente chamada. História essa que tem sido construída com honra, perseverança e grandes conquistas através dos integrantes que pertenceram e pertencem aos seus quadros.

Fonte: Ascom PMTO