Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Mais de 100 Homens Continuam Ocupando Fazenda em Cachoeirinha do Tocantins

Data do post: 12/01/2016 13:00:57 - Visualizações: (2555)

A polícia esteve no local para conversar com os ocupantes. Propriedade em Cachoeirinha foi invadida no último sábado (9).

informações da TV AnhangueraMais de 100 homens continuam ocupando uma fazenda em Cachoeirinha, região norte do Tocantins. A propriedade foi invadida na manhã do último sábado (9). Eles se identificaram como membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e disseram ser do Pará. A polícia esteve no local para conversar com os ocupantes.

Um trator foi colocado em frente a porteira para impedir a entrada de veículos. O delegado regional da Polícia Civil de Tocantinópolis, Thiago Daniel Lacerda, e quatro agentes foram até o local para conversar com os ocupantes.

O grupo estava concentrado em uma das sedes, a maior parte estava com facões. Eles conversaram por cerca de 15 minutos com o delegado. "Aparentemente está tudo tranquilo, eles vieram em paz. Estão reivindicando um pedaço de chão", afirma o delegado.

No pedido de reintegração de posse, os advogados afirmaram que a fazenda produz atualmente cerca de informações da TV Anhanguera600 hectares de eucalipto, além da criação de quase 2 mil cabeças de gado. Mas para os ocupantes, parte da fazenda está sem a documentação.

"Não está toda registrada, normal. Então viemos atrás disso", argumenta o ocupante, Denilson Lima.

Os advogados da empresa disseram que a terra possui mais de 8 mil hectares registrados no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Outros 2 mil hectares estão em fase de finalização do georreferenciamento, que comprova o título da terra em nome de uma empresa que trabalha no ramo agropecuário.

"A Caracol 1, que o título foi emitido pelo Getat, com o georreferenciamento praticamente pronto. E Caracol 2 que já foi georreferenciada", diz o advogado da fazenda, Renilson Rodrigues.

Os sem terra ainda entregaram ao delegado da Polícia Civil uma cópia de documentos que citam a fazenda na lista do trabalho escravo.

Mas outro advogado da fazenda, Abdoral Vieira nega a prática. "Juntamos fotos, a relação de empregados fixos fazenda e a relação de terceirizados, que prestam serviços junto a fazenda na relação a plantação de eucalipto."

Fonte: G1/TO