Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo Federal Informa Falta de Vacinas no País

Data do post: 15/01/2016 13:37:35 - Visualizações: (1101)

Repasse de vacinas pelo Ministério da Saúde em atraso prejudica a distribuição nas unidades Básicas de Saúde do Município de Araguaína.

Imagem de InternetA Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, informa que faltam algumas vacinas no Pólo de Imunização da cidade. Na última semana o Ministério da Saúde encaminhou a nota informativa 198 à secretaria, através do ofício circular nº 04/2016/GAB/SVS/MS, informando que não haverá distribuição em janeiro de alguns lotes como DTP, vacina contra a raiva, hepatite A e outras.

O não atendimento regular das demandas mensais estaduais de algumas vacinas em falta foi comunicado pela Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína, através do Ofício Circular GAB/SUPAB/SMS Nº 045/2016, para a 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína, Vara e Procuradoria da Infância e Juventude, do Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Municipal de Saúde de Araguaína e Ouvidoria do Município.

A distribuição de vacinas está com calendário atrasado em todo o Brasil e o ofício circular, com o comunicado do Ministério da Saúde, foi encaminhado para secretarias de todas as regiões do País. A vacina tríplice bacteriana de células inteiras (DTP) que protege a criança contra três doenças graves: difteria, tétano e coqueluche, não foi distribuída, segundo o Ministério, devido a indisponibilidade nos mercados nacional e mundial.

Neste período sem a DTP, a orientação é substituir temporariamente pela vacina Pentavalente. Algumas como a hepatite A aguardam processo de desembaraço alfandegário.

Agendamento

O secretário da Saúde, Jean Coutinho, ressalta que a Secretaria da Saúde, apesar do déficit de alguns imunobiológicos, tem trabalhado para imunizar o máximo da população e tem priorizado os grupos vulneráveis. “Estamos com as equipes voltadas a atender a população da melhor forma possível afim de atenuar esse problema”, disse.

De acordo com a coordenadora interina do Centro de Imunização, Antônia Neta Macedo, a comunidade deve ficar atenta aos agendamentos nas unidades básicas de saúde (UBS). “Algumas vacinas, por exemplo a BCG, após abertas deverão ser utilizadas em seis horas, após esse prazo ela perde a validade. Por isso, estamos agendando os pacientes, para que não haja perdas de doses. Outra estratégia que está sendo utilizada é o remanejamento de doses, tudo para garantir a vacinação de rotina das crianças até que os estoques sejam regularizados pelo MS”, explicou.

Fonte: Ascom Prefeitura de Araguaína/Gláucia Mendes