Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Audiência Discute Transposição do Rio Tocantins Para o São Francisco

Data do post: 16/01/2016 22:57:53 - Visualizações: (2835)

Audiência ocorreu nesta sexta (15) na Câmara de Vereadores de Petrolina. Projeto recebeu muitas críticas, principalmente dos ambientalistas.

(Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)Uma audiência pública foi realizada nesta sexta-feira (15) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O encontro, que aconteceu na Câmara de Vereadores, foi para discutir a interligação do Rio Tocantins com o São Francisco e esclarecer os detalhes do projeto que é de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota.

A proposta começou a ser discutida há 20 anos e prevê a transposição do Rio Tocantins para o Rio São Francisco.“Tudo tem seu momento, quem sabe a gente vai implantar o projeto em poucos meses ou anos. Não dá para continuar acreditando que vai chover mais e vamos  desassorear o Rio São Francisco ou que seus afluentes vão voltar a encher. Temos que salvar o que já existe na região. Portanto, esse projeto demorou 20 anos na gaveta, vamos conversar com o governo para rapidamente aprovar e vai para o senado e a presidente sanciona”, argumenta Patriota.

Para o engenheiro de pesca do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Vanderlei Pinheiro, as interligações dos rios precisam ser avaliadas, principalmente, a questão dos impactos ambientais. “Eu acho que é uma ideia louvável, mas tem muita coisa em questão que precisa ser estudada. Mas outra questão é prioridade, que temos uma obra aqui que não foi concluída e agora começaríamos uma obra que demandaria 700 km de canais, a evaporação seria muito grande, a quantidade de água que supriria a barragem de sobradinho e o Rio São Francisco seria muito pequena. E teríamos que avaliar como ficaria a questão geológica e dos animais. É preciso avaliar todos esses pontos, é uma obra grande, uma distância enorme e que tem um custo muito elevado”, conclui.

A iniciativa tem recebido muitas críticas, principalmente dos ambientalistas. “Eu sou contrário porque é um bioma totalmente diferente que vai invadir o Rio São Francisco. Essa ideia do deputado não deveria estar em uma audiência pública. O que eles podem fazer é investir na revitalização e preservação do Rio São Francisco”, relata o ambientalista Miro Souza.

O representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, João Guadlinger, disse que é totalmente contra essa proposta. “Esse é um projeto pode trazer sérios problemas e é um projeto muito grande. Em cem anos, o Rio Tocantins pode ter 5 metros cúbicos e a mudança climática deve ser considerada. Temos que economizar a água de irrigação e considerar mudar o sistema de irrigação para economizar e não precisar da água do Rio Tocantins”, argumenta.

Fonte: G1 Petrolina