Audiência Discute Transposição do Rio Tocantins Para o São Francisco

Data do post: 16/01/2016 22:57:53 - Visualizações: (2203)    Imprimir

Audiência ocorreu nesta sexta (15) na Câmara de Vereadores de Petrolina. Projeto recebeu muitas críticas, principalmente dos ambientalistas.

(Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)Uma audiência pública foi realizada nesta sexta-feira (15) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O encontro, que aconteceu na Câmara de Vereadores, foi para discutir a interligação do Rio Tocantins com o São Francisco e esclarecer os detalhes do projeto que é de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota.

A proposta começou a ser discutida há 20 anos e prevê a transposição do Rio Tocantins para o Rio São Francisco.“Tudo tem seu momento, quem sabe a gente vai implantar o projeto em poucos meses ou anos. Não dá para continuar acreditando que vai chover mais e vamos  desassorear o Rio São Francisco ou que seus afluentes vão voltar a encher. Temos que salvar o que já existe na região. Portanto, esse projeto demorou 20 anos na gaveta, vamos conversar com o governo para rapidamente aprovar e vai para o senado e a presidente sanciona”, argumenta Patriota.

Para o engenheiro de pesca do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Vanderlei Pinheiro, as interligações dos rios precisam ser avaliadas, principalmente, a questão dos impactos ambientais. “Eu acho que é uma ideia louvável, mas tem muita coisa em questão que precisa ser estudada. Mas outra questão é prioridade, que temos uma obra aqui que não foi concluída e agora começaríamos uma obra que demandaria 700 km de canais, a evaporação seria muito grande, a quantidade de água que supriria a barragem de sobradinho e o Rio São Francisco seria muito pequena. E teríamos que avaliar como ficaria a questão geológica e dos animais. É preciso avaliar todos esses pontos, é uma obra grande, uma distância enorme e que tem um custo muito elevado”, conclui.

A iniciativa tem recebido muitas críticas, principalmente dos ambientalistas. “Eu sou contrário porque é um bioma totalmente diferente que vai invadir o Rio São Francisco. Essa ideia do deputado não deveria estar em uma audiência pública. O que eles podem fazer é investir na revitalização e preservação do Rio São Francisco”, relata o ambientalista Miro Souza.

O representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, João Guadlinger, disse que é totalmente contra essa proposta. “Esse é um projeto pode trazer sérios problemas e é um projeto muito grande. Em cem anos, o Rio Tocantins pode ter 5 metros cúbicos e a mudança climática deve ser considerada. Temos que economizar a água de irrigação e considerar mudar o sistema de irrigação para economizar e não precisar da água do Rio Tocantins”, argumenta.

Fonte: G1 Petrolina

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Nêgo D´água Afundando: Prefeito de Angico (TO) Pode Perder o Cargo Por Improbidade Administrativa

Foto da notícia

Data: 14/10/2018 01:54:29 - Visualizações: 2923

Notícias Relacionadas

18/09/2018
VSR: Principal Vírus Causador de Bronquiolite em Bebês Pode ser Evitado

31/08/2018
Recurso de Lula tem Chance de Ser Aceito e Ele Deve Concorrer, Dizem Professores

27/08/2018
Documentos de Veículos Agora Também Terão Versão Eletrônica

14/08/2018
Bolsonaro Registra Candidatura a Presidente do Brasil

14/08/2018
Trabalhadores Já Podem Sacar Cotas do Pis a Partir Desta Terça-Feira (14)

11/08/2018
Projeto de Kátia Abreu que Moderniza Seguro Rural Avança no Senado

Todas as Notícias