Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo Entrega 30 Casas do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida em Pindorama

Data do post: 18/01/2016 22:09:00 - Visualizações: (929)

Mais 30 casas do Programa Minha Casa Minha Vida 1 foram entregues pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Urbano e Habitação (Sedruh) na manhã da ultima sexta-feira, 15, para famílias em Pindorama. 

Jarlene Souza / Governo do Tocantins A construção das casas estava paralisada e graças ao empenho da atual gestão junto aos atores envolvidos, como prefeitura, instituição financeira, Ministério das Cidades e Ministério Público, foi possível a retomada das obras em 41 municípios.

“Por determinação do governador Marcelo Miranda, não medimos esforços para fazer gestão de ampliação do prazo junto ao Ministério das Cidades. Vestimos a camisa e fizemos tudo o que poderia ser feito junto aos parceiros para a finalização das casas. Nossa maior preocupação era que os beneficiários, que são os que mais precisam, não sofressem mais uma decepção de não receberem sua moradia”, disse o subsecretário da Sedruh, Rogério Spielmann, que na ocasião representou o secretário da, Aleandro Lacerda.

Já o prefeito de Pindorama, Almir Batista Silva, destacou a atenção do governador e a agilidade da Companhia Hipotecária Brasileira (CHB). "Agradecemos de coração ao governador do Estado por esta realização, porque hoje, quando se fala em se entregar casa popular, está muito difícil. Quantos anos esta obra ficou parada, e tantas empresas construtoras passaram por aqui e nada. Além disso, a CHB Instituição Financeira da Obra comprou os materiais com o nosso próprio comerciante, fomentando nossa economia. A credibilidade não foi 10, foi para mil!” explanou o prefeito entusiasmado.

“Este trabalho em conjunto realizado com o Governo a partir deste ano que possibilitou que encontrássemos uma solução para dar andamento as obras. Espero que estas famílias, que já estavam desacreditadas, aproveitem bem este novo lar e que mantenham este patrimônio", disse o diretor da CHB, Kleber Tinoco.

O casal de lavradores, Carlos Fernandes e Cleide Marques falaram que receber a casa é a realização de um sonho. “Passamos a vida toda sonhando em ter nosso próprio teto. O tanto que pelejamos, trabalhamos e agora, quando já não acreditávamos mais, ver esse sonho sendo realizado. É felicidade demais!”, comemorou o beneficiário Carlos, ao exibir suas chaves.

Casas

As casas entregues em Pindorama possuem dois quartos, banheiro, sala e cozinha conjugados. As obras foram retomadas após a Sedruh promover ampla discussão com os agentes envolvidos no Programa. Em reunião com os prefeitos, a CHB propôs dar andamento às obras por meio de novos contratos com construtoras locais.

Programa MCMV-1

 A gestão atual identificou o problema na execução das 3.539 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida-1, em 122 municípios do Estado do Tocantins. O contrato foi assinado em 2010 e o Estado foi proponente com investimento no valor de R$ 10.887 milhões. O valor restante é repassado pela União para as instituições financeiras selecionadas pelo Ministério. A contratação da construtora é feita pela Instituição Financeira e a Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO) do município. Já a prefeitura viabiliza a infraestrutura mínima necessária, a fiscalização e acompanhamento das obras, entre outros.

Fonte: Jarlene Souza / Governo do Tocantins