Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

TJTO Sedia Capacitação de Cartorários Para Uso de Programa de Automação

Data do post: 22/01/2016 17:42:38 - Visualizações: (1043)

O auditório do Tribunal de Justiça sediou na tarde desta sexta-feira (22/1), curso de capacitação para cartorários de todo o estado para uso do programa Cartosoft, desenvolvido pelo Sindicato dos Registradores Civis de Minas Gerais.

CECOM/TJTOA realização é do Fundo Especial de Compensação da Gratuidade dos Atos do Registro Civil de Pessoas Naturais (Funcivil). Todos os 137 registradores civis do estado estiveram presentes, além de representantes da Corregedoria Geral da Justiça e entidades de classe.

Segundo o presidente do Funcivil, Diógenes Rézio, o programa está sendo implantado de forma gratuita em todos os cartórios de registro no Estado do Tocantins visando facilitar, agilizar e modernizar o trabalho no dia a dia.

Trata-se de um software de gestão cartorária que atende todo o trabalho realizado por uma serventia de registro civil, facilitando os serviços desenvolvidos no dia a dia. Os registros antes escritos à mão darão lugar aos registros feitos diretamente no computador.

Para o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Tocantins (Aspen-TO), Ney Querido, “a implantação deste sistema vem viabilizar, dar praticidade ao trabalho das serventias, e também contribui para o cumprimento das exigências do CNJ para que todo o acervo dos últimoCECOM/TJTOs cinco anos seja digitalizados, o que é necessário para termos acesso à Central de Registro Civil (CRC). O sistema com certeza vai facilitar para o registrador civil, para que a Corregedoria Geral de Justiça acompanhe as condições do sistema de cartório e para nossos cidadãos, que terão, com certeza, um atendimento mais ágil”.

Valdiram Cassimiro, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Tocantins (Anoreg) afirma que, “a questão do avanço tecnológico na área notarial é ponto irreversível. Iniciativas como esta contribuem para que seja prestado um melhor serviço à sociedade. Este é o caminho”.

O juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça Adriano Gomes, por sua vez, disse que “hoje o objetivo é o avanço digital dos cartórios. A Corregedoria está implantando o Selo Digital, então é muito importante que os cartórios estejam mobilizados para que a digitalização seja concluída o mais breve possível”.

Fonte: CECOM/TJTO