Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Lima da Farmácia Lança Pré-candidatura a Prefeito de Tocantinópolis

Data do post: 24/01/2016 00:42:26 - Visualizações: (4157)

Apesar de estar filiado ao PSDB, Sabóia está costurando uma base mais sólida em outro partido, já que o seu atual vem apoiando nas ultimas eleição a oligarquia dos Gomes que costuma tomar os partidos dos seus adversários.

imagem do site www.tocnoticias.com.brSem qualquer vínculo com a atual administração, o empresário do ramo farmacêutico José Sabóia de Souza Lima Junior de 58 anos, o "Lima da Farmácia", resolveu resgatar o ótimo histórico político deixado pelo seu pai  José Sabóia cujos munícipes chamava carinhosamente de "O médico dos Pobres", e lançou sua pré-candidatura a prefeito na cidade de Tocantinópolis.

Lima atualmente está filiado ao PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), que em Tocantinópolis é presidido pelo suplente de vereador Paulo Osmarinho Ribeiro Rodrigues, e conta ainda com o nome do vice-prefeito Eurivaldo Gomes como Secretário Geral, Evanny Oliveira dos Santos como Tesoureira, José Alberto Soares de Sousa, Priscila Maracaipe de Oliveira, Edilson Pereira de Sousa e Jacypiama Saboia Lima Santos como membros.

Lima afirmou que resolveu lançar a pré-candidatura para mostrar aos tocantinopolinos que há sim, boas opções para substituir a oligarquia atual. "Os munícipes podem ter certeza que não entraria numa possível candidatura somente para  fazer nome, pois isso minha família já tem, mas sim para dar oportunidade de terem uma nova escolha, e se caso dê certo, honrarei mais ainda o nome do meu saudoso pai". Disse Lima!

Histórico da Família Sabóia

Lima da Farmácia é filho do saudoso ex-prefeito José Sabóia de Souza Lima. Neto de Manoel de Sousa conhecido em sua época como "Professor Sabóia" que na sua época também era farmacêutico, poeta e professor precursor do ensino na antiga Boa Vista do Tocantins. A avó de Lima, era dona Balbina Leite Lima, e a origem de sua família provém da cidade maranhense de Grajaú. 

A história do "Lima da Farmácia" descende do grande homem que seu pai foi. O José Sabóia, ou "Saboinha" para alguns, "médicos dos pobres", para muitos. Foi casado com a senhora Isabel Moraes Lima, professora primária de tradicional família Tocantinopolina que é chamada carinhosamente pelos amigos como "Dona Xuta". Do casamento entre os dois nasceram os filhos: Diana, Jacypiama, Souza Lima Neto, Lima Júnior e Maria de Fátima.

José Saboia herdou após a morte do pai, com quem já trabalhava, a profissão de farmacêutico no qual demonstrou desde os 18 anos, grande vocação. Sabóia participou no ano de 1954 em Goiânia (GO),  de um Curso de Oficial de Farmácia, que o habilitou a exercer a profissão, sendo lhe conferido o competente Diploma que lhe dava direitos a exercê-la com equivalência a nível superior, sendo lhe facultado dar nome a sua farmácia.

A dedicação à profissão, os conhecimentos acumulados, a paixão por seu trabalho e a compaixão pelos necessitados fizeram de José Sabóia conhecido e respeitado por todos e extremamente amado pelas legiões de pessoas humildes que de se socorriam para minorar seus sofrimentos.

Aos 23 anos de idade, com expressiva votação, José Sabóia foi eleito Vereador, sendo reeleito e exercendo o mandato por quatro legislaturas.

Em memorável disputa, elegeu-se prefeito em 1965 para um mandato que expirou em 1970. Doze anos depois, ou seja, em 1982, retornou ao cargo com uma votação consagradora, governando Tocantinópolis por mais seis anos até 1988, período em que sua administração alcançou o ponto máximo, e um dos mais fecundos da história da cidade, ficando marcado com obras de vulto, como o moderno prédio do Fórum Municipal, a Creche Comunitária, o Ginásio de Esportes e várias unidades escolares municipais.

José Sabóia de Souza Lima foi uma das mais expressivas lideranças políticas do então extremo norte de Goiás, sempre distinguindo o respeito pelas diversas lideranças do Estado. A sua história confunde com o sofrimento do povo menos favorecido e mais carente da região, por quem lutava diuturnamente, visando à melhoria das condições de vida dessa gente, em especial nas áreas da saúde e da educação, cunhando, quanto a esta, a axiomática frase que usava sempre: "Sem educação não há desenvolvimento, pois o ignorante é o predador de sim mesmo".

José Sabóia conhecido como "O Pai dos Pobres", faleceu aos 73 anos de idade em sua residência no dia 16 de novembro de 1995.

Fonte: Roberlan Cokim/Redação do Tocnoticias